COVID-19

Com apenas 21 mil doses, terceiro lote de vacinas da Pfizer chega a Goiás

Alvo de contestação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por negativas do governo federal em…

Alvo de contestação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por negativas do governo federal em adquirir os imunizantes no ano passado, o terceiro lote de vacinas da Pfizer chegou a Goiás na madrugada desta quarta-feira (19). São apenas 21 mil doses, que serão utilizadas para a primeira dose em cinco municípios.

As unidades serão distribuídas apenas em Goiânia, Aparecida, Anápolis, Trindade e Rio Verde. Conforme orientação do Ministério da Saúde, essa limitação se dá em decorrência da necessidade de equipamentos próprios para armazenamento dos imunizantes, que necessitam de temperaturas entre -25ºC e -15ºC por até duas semanas.

As vacinas serão utilizadas para os grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização: pessoas com comorbidades e com deficiência permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Grávidas e puérperas estão neste grupo.

Investigação

As tratativas do governo federal para compra do imunizante são um dos principais alvos da CPI da Covid-19 no Senado. Em depoimento à Comissão, o ex-chanceler Ernesto Araújo disse, na terça-feira (18)m que tinha conhecimento da carta enviada ao governo brasileiro em setembro do ano passado pelo laboratório. Na missiva, o CEO da empresa, Albert Bourla, alertava que havia uma proposta de venda de vacinas ao Ministério da Saúde, sem resposta por parte do Brasil.

Na semana passada, o ex-secretário de Comunicação do governo federal Fabio Wajngarten relatou à CPI que ouviu do presidente da empresa que a intenção era fazer do Brasil uma vitrine da vacinação na América Latina. Havia, inclusive, uma promessa da farmacêutica que se o governo brasileiro se manifestasse a empresa faria esforços para diminuir o tempo de entrega do imunizante. No entanto, o governo ficou mais de dois meses sem dar resposta, o que gerou atrasos nas negociações para aquisição das vacinas.