Cima e tempo

Combinação de calor e umidade pode provocar pancadas de chuva isoladas em Goiás no fim de semana

Entre as regiões goianas, o Sul é a que está há mais tempo sem chuva: já são cinco dias consecutivos de tempo seco

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê a formação de áreas de instabilidade que podem provocar pancadas de chuva isoladas em diferentes pontos do estado, neste fim de semana. De acordo com o órgão, não está descartada a ocorrência de rajadas de vento e raios, resultado da combinação entre calor elevado e alta umidade.

Entre as regiões goianas, o Sul é a que está há mais tempo sem chuva: já são cinco dias consecutivos de tempo seco. No Norte e em parte da região Central, por outro lado, as precipitações foram registradas há apenas um dia. Ainda assim, é justamente o Norte que deve enfrentar as maiores ondas de calor nos próximos dias.

SAIBA MAIS:

Aruanã e Minaçu despontam com as maiores temperaturas máximas previstas, ambas podendo atingir 36°C. Logo em seguida aparecem Araguapaz, Goianésia e Ceres, com até 35°C. Mesmo com o calor intenso e a possibilidade de tempestades pontuais, não há, até o momento, nenhum alerta oficial de risco emitido para municípios goianos, tanto para sábado quanto para domingo.

Na capital, o sábado deve ser marcado por variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar aos 34°C, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 80%. No domingo, a máxima prevista é de 33°C, enquanto a umidade deve oscilar de 35% a 85%.

VEJA TAMBÉM:

O Cimehgo orienta que, nesta reta final do ano, período marcado por mudanças rápidas nas condições atmosféricas, a população acompanhe os avisos meteorológicos. Alterações bruscas podem resultar, segundo o órgão, em chuvas intensas, rajadas de vento, alagamentos e queda de árvores.