Concessionária do transporte coletivo em Goiânia adquire 20 ônibus
Veículos já estão nas instalações da Cootego e entrarão em operação neste mês

A Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego), uma das concessionárias do transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana, adquiriu 20 novos ônibus. Os veículos já estão nas instalações da Cootego e entrarão em operação neste mês. A medida faz parte da renovação da frota da Rede Metropolitana de Transportes Coletivo (RMTC).
O valor total de investimento para a aquisição dos novos veículos do transporte coletivo é cerca de R$ 15 milhões. Segundo a concessionária, os recursos são de financiamento via BNDES e os bancos Volvo e Moneo.
Destaca-se, os novos ônibus são das marcas Volvo e Volkswagen, ano 2022/2023, com carroceria Marcopolo e todos zero quilômetro. O modelo Volkswagen é o 17.260 OD, com potência de 268 cavalos e, o Volvo, modelo B270F, 270 cavalos. Cada carro possui 34 assentos e capacidade para 48 pessoas em pé.
Diretor presidente da Cootego, Rilvadar Gonçalves informa que os novos veículos irão atender aos passageiros que utilizam as linhas do Arco Norte e Leste de Goiânia, totalizando 73 linhas.
“Este investimento que realizamos neste momento na frota irá impactar, com toda a certeza, em uma melhor qualidade no serviço prestado e na vida do usuário, com mais conforto e rapidez”, avalia. “Temos planos de investimentos para modernizar a frota total e atender mais usuários, de acordo com plano do órgão gestor, conforme previsto, uma renovação de toda a frota até o ano de 2025”, destaca.
Atualmente, a concessionária possui um total de 103 veículos em operação, 250 cooperados e 78 funcionários. Em média, os veículos da Cootego atendem 40 mil usuários por dia em 73 linhas operantes.