REMIÇÃO DE PENA

Detentos limpam muros com pichações de facções criminosas em Niquelândia

Operação Tolerância Zero ocorreu por meio da PM, Polícia Penal e prefeitura do município

Seis detentos participam da limpeza de mais de 200 muros pichados com apologia ao crime e marcas de facções criminosas, nesta segunda-feira (9), em Niquelândia. A Operação Tolerância Zero ocorreu por meio da Polícia Militar (PM) de Goiás, da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) e também da prefeitura do município.

Para a ação, as autoridades mapearam locais utilizados por traficantes para intimidar moradores e demarcar territórios na cidade. Ainda na manhã desta segunda-feira, cerca de 40 muros já tinham sido recuperados pela força-tarefa. Conforme a DGPP, os trabalhos devem ser concluídos até a próxima quarta-feira (11).

A PM, inclusive, conta com o apoio da população para auxiliar na informação sobre os muros. Nesse momento, não há prisões. A identificação dos suspeitos está prevista para outra etapa. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, apologia ao crime e crime ambiental.

Ao Mais Goiás, a DGPP informou que possui um convênio com a prefeitura de Niquelândia. A parceria prevê a cessão de até 20 reeducandos dos regimes fechado, semiaberto e aberto em serviços públicos na cidade.

Vale destacar que os detentos que atuam em trabalhos externos, como limpeza urbana, manutenção e conservação, têm como principal benefício a remição de pena. Eles também têm direito a remuneração financeira pelo serviço prestado. Além dos seis que participam da operação, outros quatro presos, em outra frente, ajudam na construção do Batalhão da Polícia Militar da cidade, segundo a Polícia Penal.