PM apreendeu quase dez armas de fogo por dia em Goiás no ano passado
Armamentos foram localizados durante ações de patrulhamento, abordagens policiais e operações integradas realizadas em todo estado

Entre janeiro e dezembro de 2025, mais de 3.350 armas de fogo foram apreendidas em Goiás. De acordo com balanço divulgado pela Polícia Militar (PMGO), o número corresponde a uma média de nove a dez armas retiradas de circulação por dia em todo o estado. Os armamentos foram localizados durante ações de patrulhamento, abordagens policiais e operações integradas.
Ao Mais Goiás, a PMGO informou que todo o armamento apreendido ao longo do ano foi encaminhado à autoridade policial para a adoção dos procedimentos legais. “Após o registro da ocorrência, as armas são apresentadas ao delegado de polícia e, posteriormente, enviadas ao Poder Judiciário, que passa a ser responsável pela custódia do material”, explicou a corporação.
SAIBA MAIS:
Em nota, a Polícia Militar destacou ainda que a destinação final das armas depende de decisão judicial. “Após determinação judicial e em observância à legislação vigente, as armas podem ser restituídas aos proprietários ou destruídas, neste caso sob a responsabilidade do Exército Brasileiro”, informou.
O que diz a lei
O Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) impõe regras para o controle de armas no Brasil, classificando o porte ilegal como crime de perigo abstrato. Diferente da posse, que ocorre dentro de casa ou do trabalho, o porte envolve transportar ou portar armas, munições ou acessórios sem autorização legal. Em 2026, a jurisprudência reafirma que o crime se configura mesmo com armas desmuniciadas, visando proteger a segurança pública.
As penas variam conforme o tipo de arma: de 2 a 4 anos de reclusão para armas de uso permitido e de 3 a 6 anos para armas de uso restrito. Armas de uso proibido ou com numeração adulterada são consideradas crime hediondo, com regime mais rigoroso e pena que pode chegar a 8 anos de prisão.
LEIA TAMBÉM:
Drogas e foragidos
Além das apreensões de armas, o balanço de 2025 aponta crescimento na retirada de drogas de circulação. Ao todo, foram apreendidas 54 toneladas de entorpecentes, incluindo cocaína, crack, maconha e haxixe. O volume representa um aumento de 89% em relação a 2024, segundo os indicadores apresentados.
O levantamento também traz números relacionados ao cumprimento de ordens judiciais e à recaptura de foragidos. Conforme a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), ao longo de 2025 foram recapturados 7.814 foragidos da Justiça em operações realizadas em diferentes regiões do estado.
No mesmo período, foram cumpridos 5.723 mandados de prisão expedidos pelo Judiciário. Ainda segundo a SSP, foram lavrados 15.717 termos circunstanciados de ocorrência, procedimento utilizado em casos de infrações de menor potencial ofensivo.