evento

Em Goiânia, Lula vai sancionar projeto que destina recursos do petróleo para assistência estudantil

Presidente participa do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai sancionar, ainda durante o evento, um projeto de lei que destina recursos do Fundo Social, originado da exploração do petróleo e gás, para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A declaração foi feita durante discurso no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), nesta quinta-feira (17), em Goiânia, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou.

“O presidente vai sancionar aqui nesse importante evento um projeto de lei que vai priorizar que os recursos do Fundo Social, que são recursos da exploração do petróleo e gás no país, vão para o programa nacional de assistência estudantil do nosso país”, afirmou Camilo, sob aplausos.

Investimentos e comparações

Em sua fala, Camilo Santana também destacou os avanços orçamentários da pasta desde o início do governo Lula. Segundo ele, o Ministério da Educação ampliou o orçamento da área em 18% em relação à gestão anterior, com R$ 13 bilhões a mais para universidades e institutos federais.

“O que nos une é a defesa intransigente da educação pública e de qualidade para o povo brasileiro. Vocês vieram de todos os cantos do Brasil e aqui demonstram o compromisso com o futuro desse país”, declarou o ministro.

Ele também lembrou que, pela primeira vez, a educação foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com mais de R$ 9 bilhões em investimentos nas universidades federais.