GOIÂNIA

Empresária Layla Monteiro anuncia que tem esclerose múltipla

Doença foi diagnosticada depois que blogueira sentiu formigamento nos pés em viagem à Bahia

A empresária e digital influencer Layla Monteiro, de Goiânia, publicou um vídeo, na manhã deste sábado para anunciar que tem esclerose múltipla, uma doença autoimune que atinge cerca de 35 mil brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.

Layla conta que sentiu um formigamento nos pés no final do ano passado, durante uma viagem que fazia com o marido à Bahia. “Começou na ponta dos dedos e, com o passar dos dias, foi subindo para minha canela, para minhas pernas. Isso começou a incomodar”, diz a blogueira.

De volta a Goiânia, Layla fez exames que descartaram hérnia de disco – que foi a primeira hipótese levantada por ela e pela família. “O nome da doença é muito pesada, carrega um estigma muito grande, mas não é o que era no passado. Hoje existem 15 medicamentos de alta eficiência para o controle e não evolução da doença”, diz Layla. “Não é uma sentença de morte”.

Gráfico: Hospital Albert Einstein

A esclerose afeta a bainha de mielina – uma capa protetora que reveste o prolongamento dos neurônios, denominados axônios, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos do sistema nervoso central para o corpo e vice-versa. Com a mielina e os axônios lesionados pelas inflamações, as funções coordenadas pelo cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal ficam comprometidas.

Desta forma surgem os sintomas típicos da doença, como alterações na visão, na sensibilidade do corpo, no equilíbrio no controle esfincteriano e na força muscular dos membros com consequentemente redução da na mobilidade ou locomoção.