Escalonamento de Aparecida não diminui demanda por ônibus
Dados revelam que demanda por transporte público está maior do que o esperado

O movimento do transporte público em Aparecida de Goiânia segue alto, mesmo nas condições atuais alarmantes da pandemia. A demanda por viagens do transporte coletivo em Aparecida segue acima do esperado nos dois primeiros dias de escalonamento de atividades comerciais por macrorregião. Ou seja, ainda há grande volume de pessoas circulando pela cidade de ônibus mesmo com o fechamento de atividades em algumas regiões da cidade.
Na última segunda-feira (15), entre às 4 h e 19 h, foi registrado uma demanda 58% maior do que o esperado para o período. Já nesta terça-feira (16), entre as 4 h e 10 h, a demanda pelo ônibus do transporte público chegou a registrar movimento 134% maior do que o volume esperado. Ao todo, foram realizadas 64.597 viagens nesta semana.
Os dados do volume de viagens foram contabilizados até as 10 h desta terça-feira (16) pela RedeMob Consórcio. O pico de movimentação dos ônibus em Aparecida ocorreu hoje (16), às 7 h, quando o volume ficou 190% maior do que o aguardado.
Aparecida não está adotando o fechamento de atividades não essenciais do comércio, mas sim o rodízio intermitente por macrorregião. Em Goiânia, onde está decretado o fechamento de atividades não essenciais, a demanda pelo transporte público também está acima do esperado. Os dados são da RedeMob Consórcio.
Cálculo
Os números base para definição da demanda esperada foram calculados por meio de análises técnicas de transportes. Os cálculos usam a referência da demanda no período entre 23 a 27 de março de 2020 e entre o dia 30 de março e 3 de abril do mesmo ano. Foi este o período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goiânia.
A o resultado do cálculo da fórmula é indicado em porcentagem. Quanto mais próximo de zero, melhor é o índice de cumprimento da demanda esperada. Ou seja, mais a demanda atual se aproxima do mesmo volume de viagens no período do fechamento de atividades econômicas entre os meses de março e abril do último ano.
Passageiros sentados
Conforme normas da Portaria que regulariza o escalonamento em Aparecida, as concessionárias de transporte coletivo urbano deverão observar o limite de capacidade de passageiros sentados de forma rigorosa, sendo proibido o embarque nos veículos acima do limite permitido.
Na última sexta-feira (12), fiscalização da prefeitura notificou e multou mais de 70 ônibus por superlotação nos terminais Garavelo, Veiga Jardim, Cruzeiro e Araguaia.
Um dos terminais de maior movimento na cidade, o Terminal Garavelo foi notificado e multado por não possuir alvará de funcionamento e promover aglomeração de usuários nos ônibus. Já no Terminal Cruzeiro, 32 ônibus foram autuados por infração ao decreto.