queimadas

Estado anuncia operação contra incêndios no norte e nordeste goianos; veja vídeo

Operação ocorrerá nos municípios de Niquelândia, Cavalcante, Alto Paraíso e Flores de Goiás. Objetivo é identificar responsáveis

Em razão dos incêndios que castigam as regiões Norte e Nordeste de Goiás há dias, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove, em parceria com os demais órgãos do Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais, uma grande operação de fiscalização ostensiva na próxima semana (vídeo no fim da reportagem).

O gerente de Emergências Ambientais da Semad, Sayro Reis, afirma que o objetivo da “operação Abafa” é o de avançar na responsabilização de quem, por ação ou omissão, deu causa a esses incêndios. Os procedimentos de responsabilização foram recentemente estabelecidos pela Instrução Normativa 14/2025 da Semad. Até o momento, a estimativa é a de que o fogo tenha consumido 100 quilômetros quadrados de vegetação.

A operação ocorrerá nos municípios de Niquelândia, Cavalcante, Alto Paraíso e Flores de Goiás. A equipe vai a campo munida de imagens de satélites, já produzidas, que dão indicativos de onde as cicatrizes de fogo começam. A partir delas, a checagem de campo será feita para confirmar ou descartar o que a tecnologia apontou.

Participam do Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais, instituído em maio desse ano, o Corpo de Bombeiros Militar, as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Educação (Seduc), de Comunicação (Secom), e de Saúde (SES), a Agrodefesa, Goinfra, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e a Goinfra.

Leia também