DENÚNCIA

Falta de iluminação em setor de Aparecida é usada para descarte de lixo e abandono animal

"Se você andar pelas ruas, é um verdadeiro lixão"

Moradores da Alameda das Campinas e da Avenida Primeiro de Junho, no setor Goiânia Park Sul, em Aparecida de Goiânia, procuraram o Mais Goiás nesta quarta-feira (24) para denunciar uma situação que tem gerado transtorno. Devido à falta de iluminação pública em trechos da via e região, pessoas de outros bairros aproveitam para abandonar animais e descartar resíduos de forma irregular.

Conforme relatos ao portal, em uma semana, nove filhotes de cachorro foram deixados no loteamento, quatro no sábado (20) e cinco no domingo (21). Os animais permanecem na beira da estrada. Comovidos, os moradores improvisaram abrigo, água e comida para garantir a sobrevivência dos filhotes. Mas, como mencionado, a escuridão também fez do local um lixão clandestino. Eles denunciam acúmulo de entulho em lotes vagos da avenida.

Vídeos enviados ao portal confirmam as denúncias. Além disso, durante a noite, conforme os moradores, condutores utilizam a escuridão para realizar manobras perigosas e disputas de racha.

A secretária Maria Aparecida de Souza Duarte disse que se mudou para a região há um ano e nunca teve iluminação no local. Segundo ela, como não há residências nos pontos mais críticos, isso é usado como justificativa para a não instalação das luzes. “E se você andar pelas ruas, é um verdadeiro lixão. Além das pessoas deixarem os filhotes, elas também abandonam animais mortos.”

Em nota, a prefeitura de Aparecida de Goiânia disse que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizará uma vistoria para solicitar à Equatorial Goiás a instalação imediata de energia na área. Já a pasta de Meio Ambiente afirmou que o abandono é crime e orientou o uso dos canais de denúncia, além de disponibilizar o Programa de Atenção e Tratamento Animal (Pata), que auxilia a adoção por meio de feiras.

Por fim, a Guarda Civil Municipal (GCM) garantiu que intensificará o patrulhamento na região para coibir o descarte de lixo, as infrações de trânsito e o abandono de animais.

Nota da prefeitura de Aparecida de Goiânia:

“A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informa que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) enviará uma equipe ao local para realizar vistoria e solicitar à Equatorial Goiás a implementação de postes e redes de energia na área.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) reforça que, caso o morador flagre abandono de animais, pode acionar imediatamente os canais oficiais de denúncia. Informa que a cidade não possui abrigo, mas realiza feiras de adoções mensais. O morador pode procurar o Pata para maiores informações. 

A Guarda Civil Municipal (GCM) informa que intensificará as rondas na região para coibir o abandono de animais, o descarte irregular de entulho e também as manobras irregulares de veículos.