TRADIÇÃO

Festa Totus Tuus é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás

Projeto de lei do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) Bruno Peixoto foi aprovado pelos pares e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), sancionou a lei que reconhece a festa religiosa Totus Tuus como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. A matéria prevê, ainda, a inclusão da festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. Quem propôs o projeto foi o presidente da Assembleia Legislativa (Alego), deputado Bruno Peixoto, também do UB.

Realizado anualmente no mês de maio, a festividade Totus Tuus reuniu mais de 20 mil fiéis nas suas últimas edições, além de milhares de fiéis que acompanham via transmissões do evento online. O evento é organizado pela Associação Assunção, Arquidiocese de Goiânia e Paróquia Nossa Senhora da Assunção em parceria com diversas outras organizações. 

O padre Marcos Rogério, idealizador e diretor espiritual do evento, destaca a importância desse reconhecimento. “Vivemos momentos incríveis e de devoção no Totus Tuus. São fiéis de todos os cantos do país e do mundo que acompanham. O maior evento Mariano do Centro-Oeste agora é também patrimônio cultural de Goiás”, disse.

Caravanas de diversas partes do país se organizam para o tradicional evento, que tem como objetivo a evangelização e a propagação da devoção Mariana, despertando a certeza da intercessão de Nossa Senhora e reunindo fiéis católicos de todas as idades.

Com uma programação diversificada, incluindo palestras, santa missa, momentos de oração e música católica, o principal propósito é fortalecer a fé dos participantes e despertar neles um compromisso maior com a Igreja e com a sociedade.

Em 2022, a imagem de Nossa Senhora de Fátima veio diretamente de Fátima – Portugal – para estar presente no evento, e em 2023 a vinda da imagem de Nossa Senhora de Nazaré trouxe fiéis de todas as partes do país para a capital goiana.