Fim de semana deve ser marcado por calor e baixa umidade do ar em Goiás
O fim de semana deverá ser marcado por sol, intenso, calor e tempo seco. Segundo…

O fim de semana deverá ser marcado por sol, intenso, calor e tempo seco. Segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), um alerta foi emitido por conta da baixa umidade do ar. De acordo com o órgão, ela deve ficar abaixo de 20% e essa combinação pode aumentar o risco de queimadas em todo o estado.
Apesar disso, os ventos que atingiram parte do estado nesta sexta-feira (29/8) também podem se repetir ainda neste fim de semana, com velocidades variando entre 40 e 60 km/h. Segundo o gerente do Cimehgo, essa condição se deve por conta da passagem de uma frente fria no estado. “O contato desse ar frio com o ar quente presente em nossa região causa essa ventania”.
A previsão para este sábado é de sol, calor intenso no período da tarde. Na capital, o dia será marcado por sol, com a temperatura máxima chegando aos 34 ºC.
Domingo será de calor
No domingo, a situação deve permanecer a mesma, com predomínio de sol e baixa probabilidade de chuva. Em Goiânia, a mínima deve ser de 17 ºC e a máxima de 33 ºC, uma amplitude de 16 ºC.
Diante dessa situação, de altas temperaturas e baixa umidade do ar, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou uma série de orientações à população para o enfrentamento dos baixos níveis de umidade relativa do ar.
A pasta recomenda reforçar a ingestão de água ao longo de todo o dia. Outra recomendação é evitar banhos quentes e demorados, que desidratam a pele, e utilizar hidratantes corporais e labiais imediatamente após o banho, que é quando esses produtos são melhor absorvidos pela pele e retêm a umidade.
A SMS também recomenda ainda evitar a exposição ao sol, não realizar exercícios físicos entre as 10h e as 16h, priorizar refeições leves, ricas em frutas, legumes e verduras e hidratar com gotas de soro fisiológico as narinas e olhos.