Fiscais apreendem aeronaves e motores construídos clandestinamente em Goiânia
Três funcionários suspeitos de exercício ilegal da profissão de mecânico são levados à delegacia

Por Vinícius Marques
Fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg) realizaram uma operação em Goiânia no final da última semana e apreenderam aeronaves e motores, que foram construídos clandestinamente. Além disso, três funcionários suspeitos de atuarem como mecânicos de forma irregular foram conduzidos à delegacia.
A ação foi desencadeada após a Anac receber denúncias sobre a prática ilegal de manutenção e construção de aeronaves.
A operação ocorreu nas proximidades do aeródromo de Goiânia, onde os fiscais confirmaram a irregularidade denunciada e apreenderam três aeronaves e 35 blocos de motor. Paralelamente, a Polícia Militar autuou as três pessoas por exercício ilegal da profissão de mecânico de manutenção.
De acordo com a Anac, a construção e a manutenção de aeronaves devem ser realizadas apenas por profissionais credenciados e habilitados pela agência. O exercício ilegal da profissão configura uma infração à lei de contravenção penal.
Qualquer possível infração relacionada ao setor aéreo pode ser denunciada por meio do serviço de atendimento “Fale com a ANAC”, pelo telefone 163 ou pelo site, sendo garantido o anonimato dos denunciantes.
A Polícia Civil informou que os funcionários em questão não possuíam a habilitação legal exigida pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 43). Os fiscais da Anac aplicaram medidas administrativas no local, resultando na apreensão das aeronaves e motores.