Isolamento Social

Fiscalização encerra festas, fecha estabelecimentos e apreende carros, em Aparecida

14 veículos apreendidos, quatro festas encerradas e nove estabelecimentos foram fechados entre sexta (14) e domingo (16)

As ações da força-tarefa de fiscalização no fim de semana em Aparecida resultaram em nove estabelecimentos comerciais fechados, quatro festas encerradas, seis notificações por descumprimento de regras da Portaria Municipal que estabelece distanciamento social ou do Código de Posturas. O total de apreensões resultou em 14 carros com som automotivos e cinco caixas de som mecânico.

A operação aconteceu durante todo o fim de semana, da noite de sexta-feira (14) a domingo (16) e contou com participação de fiscais das secretarias da Fazenda, Meio Ambiente (Semma), Planejamento e Regulação Urbana, agentes da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal (GCM).

Competências

“Saímos com essa equipe para que, durante as abordagens, cada agente fiscalize conforme a competência da pasta, sendo que todos têm autonomia para observar o cumprimento dos protocolos de cuidados sanitários contra a Covid-19”, disse o coordenador da força-tarefa de Fiscalização, Delázaro Gomes.

Ainda de acordo com Delázaro, a Semma fica encarregada de fiscalizar a poluição sonora e os alvarás dos estabelecimentos. Já os agentes de vigilância, planejamento e regulação urbana também checam a regularidade dos estabelecimentos e a GCM ajuda na garantia de segurança durante as ações.

Matriz de Risco

Atualmente, Aparecida está no cenário verde, de risco baixo para a transmissão de Covid-19. Para esta matriz de risco, as atividades econômicas não essenciais fecham uma vez por semana, nas respectivas macrorregiões onde se encontram. Duas das dez macrorregiões da cidade fecham por um dia durante a semana. Festas, eventos e shows com música ao vivo continuam suspensos no município.