Força Aérea investiga pouso forçado de avião em Luziânia
Conclusão da investigação não prazo definido

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, confirmou ao Mais Goiás a investigação da ocorrência de pouso forçado por uma aeronave de pequeno porte na manhã deste sábado (3), na zona rural de Luziânia. Não há prazo para a conclusão.
“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz trecho da nota enviada ao portal.
O piloto e um aluno de aviação estavam na aeronave. Eles não se feriram e conseguiram desembarcar do monomotor sem ajuda de terceiros.
Bombeiros foram acionados para realizar um possível resgate, mas acabaram apenas fazendo o isolamento da área e atuando na prevenção de incêndio.
Confira a nota da Cenipa:
“Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula (…), neste sábado (03/06), no município de Luziânia, (GO).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
O CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”