FOGO

Funcionários de usina salvam quatro filhotes de raposa de incêndio na zona rural de Bom Jesus

Animais foram levados para o Corpo de Bombeiros em Itumbiara

Funcionários de usina salvaram quatro filhotes de raposa de um incêndio florestal na zona rural de Bom Jesus de Goiás. O caso aconteceu na quarta-feira (17) e, segundo os trabalhadores, a mãe deles morreu durante o incidente.

Após o resgate, os trabalhadores da Usina Panorama levaram os animais até o 6º Batalhão de Bombeiro Militar, em Itumbiara. As quatro raposas apresentavam lesões térmicas devido ao fogo. Os profissionais alimentaram e deram os primeiros cuidados aos bichos.

Ainda na data, as autoridades levaram os filhotes para o Centro de Controle de Zoonoses no município. Já nesta manhã de sexta-feira (19), eles foram enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia.

Em entrevista ao G1, o secretário de Meio Ambiente de Itumbiara, César Pereira Alves, disse que os filhotes são dois machos e duas fêmeas. Eles têm aproximadamente 45 dias de vida, estando um deles mais debilitado que os demais.

“Eles tiveram pequenas queimaduras, mas estão mamando normalmente. É necessário levá-los para o Cetas porque eles têm a estrutura ideal e os biólogos para fazerem o acompanhamento. Normalmente, esses animais são chipados, soltos na natureza e acompanhados pelo Cetas”, afirmou.

Resgate canino

Nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) resgatou nove filhotes de cachorro que estavam presos em buracos de um terreno em uma obra na cidade de Goiatuba. No local, os militares verificaram que os cães estavam espalhados em várias perfurações de alguns metros.

Para o resgate, eles utilizaram cordas para retirar os animais com segurança. Todos os nove filhotes foram salvos sem ferimentos. Eles, então, se reuniram com a cadela (mãe), que os aguardava nas proximidades. Em seguida, eles foram levados para uma casa próxima, onde serão cuidados.