Golpe do novo número

GO: Polícia prende homem que se passava por filha de idoso para pedir dinheiro

Suspeito confessou ter mantido contato com a vítima

Um idoso de 81 anos foi vítima de um golpe ao acreditar que estava ajudando a própria filha. Ele realizou uma série de transferências bancárias para criminosos que se passavam pela filha da vítima. Um dos envolvidos no esquema foi preso na quarta-feira (1º), em Goiânia. A investigação teve início em 2023, quando o idoso, convencido de que auxiliava um familiar em dificuldade, transferiu valores para contas controladas pelo grupo.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos se referiam às vítimas de forma pejorativa e tratavam as fraudes como parte da rotina. No crime, conhecido como “golpe do novo número”, criminosos fingiam ser familiares das vítimas para solicitar transferências de dinheiro.

O homem preso, de 30 anos, admitiu ter mantido contato com o idoso, pedindo o dinheiro em nome da filha.

De acordo com o delegado Leonardo Dias Pires, os dados das vítimas eram fornecidos por outros criminosos localizados no Mato Grosso, que negociavam bancos de dados clandestinos. Já as contas bancárias utilizadas para receber o dinheiro fraudado eram abertas e mantidas por pessoas em São Paulo, especializadas em fornecer suporte logístico ao grupo.

No cumprimento do mandado de busca e apreensão em Goiânia, objetos de interesse para a investigação foram apreendidos e agora passarão por análise para aprofundar as apurações e identificar outros possíveis envolvidos.

O grupo é investigado pelos crimes de associação criminosa e estelionato qualificado, agravado pela fraude eletrônica contra pessoa idosa.

Leia também: