Assistência Social

Goiânia amplia atendimento a população em situação de rua na região de Campinas

A gestão municipal afirma que pretende reduzir o número de pessoas vivendo nas ruas até o fim do ano

Entre janeiro e junho deste ano, mais de 1.400 atendimentos foram registrados junto a 424 pessoas em situação de rua na região de Campinas, em Goiânia. Os dados são da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), responsável pelas ações do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que atua de forma contínua em áreas com maior concentração de vulnerabilidade.

O bairro Campinas faz parte da rota permanente do serviço, que oferece desde acolhimento institucional e reintegração familiar até encaminhamentos para atendimentos de saúde, emissão de documentos e solicitação de passagens para retorno ao local de origem. Segundo a Semasdh, a adesão ao serviço é voluntária, e as abordagens seguem protocolos de orientação e escuta.

Encaminhamentos e ações de apoio

De acordo com o Seas, somente nos seis primeiros meses de 2025, foram contabilizadas, entre outras ações, 34 encaminhamentos para Casas de Acolhida, três reintegrações familiares, 105 emissões de documentos e 58 solicitações de passagens. Ao todo, foram realizados cerca de 1.200 atendimentos complementares envolvendo orientações, escuta ativa e referenciamentos a outros serviços públicos.

A atuação da equipe ganhou destaque recentemente após um incêndio atingir o ginásio de esportes do Setor Campinas, onde havia presença recorrente de pessoas em situação de rua. O episódio acendeu o alerta para a importância da abordagem preventiva e integrada, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.

A gestão municipal afirma que pretende reduzir o número de pessoas vivendo nas ruas até o fim do ano, por meio da ampliação de políticas públicas de acolhimento, qualificação e reinserção social.

Leia mais:

Número de pessoas em situação de rua aumenta em 25% no Brasil

Moradores de rua de Goiânia receberão apoio para voltar aos estados de origem

Goiânia ganha abrigo emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade