Goiânia disponibiliza vacina antirrábica para pets de forma permanente; veja locais
Medida visa ampliar cobertura vacinal contra a raiva, que é altamente letal

A partir desta semana, a vacinação antirrábica para pets será disponibilizada de forma permanente em 10 pontos de Goiânia. A ideia é aumentar a cobertura vacinal contra a raiva em populações de cães e gatos, que em Goiânia é de apenas 51%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta é atingir o índice recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), de imunização de 80% dessa demografia. A estimativa da pasta é de que hajam 215 mil cães e 35 mil gatos na capital.
Entre 2010 e 2025, foram registrados 50 casos de raiva humana no Brasil. Desses, nove foram causados por mordidas de cães, 22 por morcegos, sete por primatas não humanos, dois por raposas, cinco por felinos, e um por bovino. Em quatro casos, não foi possível identificar o animal que provocou a agressão. Na história dos casos de raiva humana no Brasil, apenas dois pacientes sobreviveram; todos os outros evoluíram para óbito. Os dados são do MS.
Leia mais:
Vacina da gripe divide opiniões nas ruas de Goiânia
Goiânia terá 26 pontos de vacinação no 1º sábado de cada mês; confira locais
Goiás inicia campanha de vacinação contra febre amarela
Vacina contra raiva animal
A raiva é causada pelo Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que contamina diversas espécies animais silvestres e domésticas. O vírus é transmitido ao ser humano por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambidas. Por isso, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Zoonoses, na UPAVet, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) e nos Distritos Sanitários Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudoeste, Noroeste e Campinas-Centro.
Segundo o secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, a medida visa facilitar o acesso às doses e ampliar a cobertura vacinal contra raiva no município. “A raiva é uma doença que é 100% letal para os animais, causando uma inflamação grave no cérebro que leva à morte em até sete dias após o início dos sintomas”, explica o secretário.
Confira os endereços dos locais onde a vacinação antirrábica está disponível:
- Centro Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vau das Pombas;
- Distrito Sanitário Norte: Rua Carijós, 260-402 – Setor Urias Magalhães;
- Distrito Sanitário Sul Praça C 221, s/n – Jardim América;
- Distrito Sanitário Leste: Avenida Cristóvão Colombo, 136 – Jardim Novo Mundo;
- Distrito Sanitário Sudoeste: Avenida Milão, s/n – Residencial Eldorado;
- Distrito Sanitário Campinas-Centro: R. 67-A, 221 – Setor Norte Ferroviário;
- Distrito Sanitário Noroeste: Avenida do Povo, Quadra 81, Lote Área -Jardim Liberdade;
- UPAVet: Avenida José Martins Guerra, s/n – Jardim Balneário Meia Ponte;
- Hospital Veterinário da UFG: Avenida Esperança – Campus Samambaia