ALTO FLUXO

Goiânia é a 4ª cidade que mais recebeu pacientes com covid de outras cidades em 2020

Um estudo publicado nesta segunda (21) mostra que Goiânia foi uma das cidades brasileiras com o…

Um estudo publicado nesta segunda (21) mostra que Goiânia foi uma das cidades brasileiras com o maior fluxo de pacientes de Covid-19 provenientes de outros municípios em 2020. De acordo com o levantamento, publicado na revista Scientific Reports e assinado por quatro cientistas brasileiros, a capital goiana recebeu pacientes de 258 cidades ao longo do período levantado, “um número significativo de doentes graves teve de migrar para cidades maiores” e, eventualmente, uma boa parte teve o óbito registrado ali.

O artigo se baseia em dados de Infecções Respiratórias Agudas e revela que São Paulo foi a cidade “com maior afluência de doentes não residentes”, tendo recebido doentes de 464 diferentes cidades de todo o Brasil. Logo em seguida está Belo Horizonte, que recebeu de 351 cidades; Salvador, 332; e Goiânia, com quase 260 cidades. Em quinto está Teresina, que recebeu infectados de 225 cidades.

Conforme o estudo, o influxo de pacientes recebidos por uma cidade está “significativamente correlacionado com o número de leitos disponíveis na UTI”. “Isso indica que as cidades que estavam altamente ligadas à rede do sistema de saúde, quer recebendo ou enviando pacientes para outras cidades, também sofreram um número mais elevado de mortes por Covid-19”, afirma a publicação.

“Portanto, como resultado do efeito bumerangue, um número significativo de doentes graves teve de migrar para cidades maiores e, eventualmente, uma fracção elevada deles pereceu ali”, informa.