Goiânia recebe operação preventiva da Comurg para o pré-Carnaval neste fim de semana
Operação contou com instalação de lixeiras e tambores para descarte correto de resíduos

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) definiu uma operação preventiva para o pré-Carnaval da capital, que será realizado no sábado (7/2) e no domingo (8/2), com cortejos de blocos carnavalescos por ruas e avenidas de diferentes regiões da cidade, conforme a programação prevista para cada dia.
Segundo a companhia, foi finalizado o mapeamento das vias e a organização das frentes de trabalho que irão atender o evento, que deve contar com mais de 40 blocos. Os trajetos incluem setores como Marista, Oeste, Bueno e Centro, além de outras áreas de Goiânia.
Dentro do planejamento operacional, a Comurg fará a instalação de 40 tambores de lixo com capacidade para 100 litros, somando-se às lixeiras já existentes ao longo dos percursos. A ação amplia os pontos disponíveis para o descarte de resíduos durante os dias de programação.
Antes do início da festa, as equipes executam serviços de poda preventiva de árvores, varrição, limpeza e pintura de meio-fio nas principais vias utilizadas pelos blocos. Estão incluídas avenidas como T-11, T-3, T-55, T-2, T-9, 85, T-12 e T-4, além das ruas 137, 89, 132 e 136, no Setor Marista, e outras vias dos setores atendidos. Alguns blocos têm encerramento previsto para a Avenida 85, com atividades até a meia-noite.
No Setor Central, a programação ocorre nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 12h à 1h, na região do Estádio Olímpico, entre a Avenida Paranaíba e a Rua 74. A estimativa é de público de cerca de 3 mil pessoas, com circulação por vias como Avenida Tocantins, Rua 3, Avenida Goiás e Rua 4.
Durante toda a programação, a Comurg manterá equipes de prontidão para atendimento das demandas de limpeza. Após o término das atividades, será realizada uma força-tarefa com lavagem das vias, remoção de resíduos e varrição, com foco na manutenção do sistema de drenagem.
De acordo com o presidente da Comurg, Cléber Aparecido dos Santos, o trabalho realizado ao longo da semana tem caráter preventivo, e as ações durante os dias de evento serão executadas logo após o encerramento das atividades, em razão do aumento no volume de resíduos gerados pelo pré-Carnaval.
LEIA TAMBÉM
Carnaval 2026: veja datas, regras e se a Quarta-feira de Cinzas é feriado
Fiscais vistoriam trechos onde passarão bloquinhos de pré-carnaval em Goiânia