Goianos já podem consultar valores venais dos veículos para o IPVA 2026
Para o próximo ano, o Governo de Goiás manteve as mesmas alíquotas aplicadas em 2025

Os proprietários de veículos em Goiás já podem consultar o valor venal que servirá de base para o cálculo do IPVA 2026. A tabela foi disponibilizada pela Secretaria da Economia e elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para o próximo ano, o Governo de Goiás manteve as mesmas alíquotas aplicadas em 2025. Ônibus, micro-ônibus e caminhões seguem com taxa de 1,25%. Motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos de até 100 cilindradas continuam com alíquota de 3%. Já os utilitários permanecem com 3,45%, enquanto os demais veículos são tributados em 3,75%.
A consulta pode ser feita pelo site goias.gov.br/economia/ipva/. No portal, o interessado deve acessar a opção “Calendário de Vencimentos e Tabela de Valor” e, em seguida, clicar em “Consulta Histórico Valores dos Venais dos Veículos”. Para realizar a pesquisa, é necessário informar a marca, o modelo, a versão e o ano de fabricação do veículo. Esses dados constam no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
A tabela completa da Fipe foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 15 de dezembro. Caso o contribuinte discorde do valor atribuído ao veículo, será possível protocolar um Pedido de Revisão de Lançamento até o dia 31 de janeiro de 2026. O processo deve ser feito pela Plataforma Digital de Processos, mediante apresentação de documentos que comprovem a contestação.
- Rodovia de Goiás entra para a lista das 10 melhores do Brasil; veja qual
- Entenda por que a venda de carros seminovos disparou no Brasil
O calendário de pagamento do IPVA também foi mantido para 2026. Os boletos estarão disponíveis para emissão a partir da primeira semana de janeiro, tanto no site do Detran-GO quanto no Portal Expresso. Quem optar pelo pagamento à vista até o dia 15 de janeiro terá desconto de 8%. Outra alternativa é o parcelamento do imposto, que poderá ser feito em até dez vezes, juntamente com o licenciamento do veículo.
Além disso, contribuintes inscritos no programa Nota Fiscal Goiana que atenderem aos critérios estabelecidos poderão obter desconto adicional, que varia entre 5% e 10%. Mais de 670 mil goianos devem ser beneficiados com essa redução no IPVA do próximo ano.
Atualmente, Goiás possui mais de 5 milhões de veículos em circulação. Desse total, cerca de 1,59 milhão está sujeito à tributação do IPVA.