CONTAS

Goiás avança 12 posições e é o 7º no ranking de transparência do Tesouro Nacional

Goiás pulou da 19ª para 7ª colocação no ranking elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional…

Goiás pulou da 19ª para 7ª colocação no ranking elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que mede a transparência dos estados brasileiros na prestação de informações contábeis e fiscais. O salto de 12 posições aconteceu em comparação ao último ranking, que havia sido divulgado no aon passado. O estudo se chama “Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados”.

“Hoje temos um outro Estado de Goiás. As pessoas acreditam nele e sabem que aqui o dinheiro é corretamente aplicado”, afirmou o governador Ronaldo Caiado ao comentar as melhorias implementadas desde o início da gestão. “Estamos em um outro ciclo de governo, com muita transparência, responsabilidade e um corpo técnico capacitado”.

Goiás obteve 92,2% de acertos em 2020 (88,256 acertos de 96 verificações), de acordo com o relatório da STN. “Começamos a colher hoje o que estamos plantando desde janeiro de 2019. Este é mais um bom resultado de uma gestão ética, técnica e eficaz”, comemorou a secretária da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt

“Quem está dizendo que Goiás está, de fato, respeitando os recursos públicos e utilizando-os de forma responsável é o Tesouro Nacional”, frisou Schmidt. Ela acrescentou, ainda, que o “ajuste fiscal é a premissa básica para que o governante consiga fazer políticas públicas para a população”.

Sobre o ranking de transparência que mediu o desempenho de Goiás

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), criada em 2019, sempre analisando um ano anterior. O relatório objetiva incentivar a qualificação e consistência dos dados recebidos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A avaliação da STN é feita com base nas seguintes dimensões: I) Gestão da informação; II) Informações Contábeis; II) Informações Fiscais; IV) Informações Contábeis x Informações Fiscais. O relatório completo está acessível em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/estados.