INCÊNDIOS FLORESTAIS

Governo Federal reconhece situação de emergência em Goiânia por desastres naturais

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 25 cidades brasileiras atingidas por desastres…

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 25 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. Destas, oito em Goiás, sendo uma delas Goiânia – todas por incêndios florestais. O parecer foi publicado em portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6).

O texto é assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e resolve: “Reconhecer, em decorrência de incêndio florestal (…) a situação de emergência nos municípios relacionados abaixo.”

As cidades citadas em Goiás são: Goiânia, Alto Paraíso do Goiás, Cavalcante, Guarani de Goiás, Mineiros, Pirenópolis, São Domingos e Teresina de Goiás. No Centro-Oeste somente outra cidade foi incluída: Jaciara, Mato Grosso. Como mencionado, todos elas registraram incêndios florestais, conforme reconhecido.

Com este parecer do governo federal, as cidades podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. Além disso, o auxílio serve para restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

O governo federal expõe que as solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Se aprovado, o Diário Oficial publica a especificação do montante a ser liberado.

Goiânia sobre os desastres naturais

O Mais Goiás procurou a Defesa Civil do município para mais detalhes sobre as características da situação de emergência em Goiânia e o que a capital pretende solicitar. A assessoria da pasta informou que faria o levantamento e retornaria, em breve.

A matéria será atualizada, assim que houver o retorno.

Outros municípios em situação de emergência

Além dos oito municípios em Goiás e um do Mato Grosso (região Centro-Oeste) já citados, outros 16 em seis estados das regiões Nordeste e Sul do País também tiveram situação de emergência reconhecida por causa de desastres naturais.

No Nordeste – especificamente na Bahia -, Andaraí, Andorinha, Aracatu, Campo Alegre de Lourdes, Cordeiros, Igaporã, Jaguari e Riacho de Santana sofrem com a estiagem. Da mesma forma, Parazinho, no Rio Grande do Norte.

Ainda na Bahia, Chorrochó sofre com a seca (ausência de chuvas por um período ainda mais prolongado do que a estiagem). O mesmo problema afeta Quiterianópolis, no Ceará; e Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.

Já no Sul do Brasil, a estiagem afetou Alvorada do Sul, no Paraná; e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, Estrela registrou inundações; e São Pedro do Sul fortes vendavais.