TRANSPORTE COLETIVO

Governo prevê entrega de 4 terminais até o fim do ano na Grande Goiânia

Obras de reforma seguem modelo usado na Praça da Bíblia

Após a inauguração do novo Terminal Praça da Bíblia, nesta segunda-feira (29), o Governo de Goiás anunciou que outras quatro obras do transporte coletivo devem ser concluídas ainda em 2025. De acordo com o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Adriano Rocha Lima, o padrão das intervenções segue o mesmo modelo.

O Terminal Praça da Bíblia foi ao chão e reconstruído. O que havia aqui era absolutamente degradante. Da mesma forma está sendo feito nos demais”, afirmou. Estão em andamento as reformas dos terminais Praça A, Dergo, Padre Pelágio e Senador Canedo, todos com previsão de entrega até o fim do ano.

O secretário lembrou ainda que todas as estações do Eixo Anhanguera já foram reformadas e que o Terminal Praça da Bíblia é o segundo a ser inaugurado: o primeiro foi o do Novo Mundo.

Tarifas

No evento, Caiado destacou que o novo terminal faz parte do pacote de reestruturação da Nova RMTC, executado sem cobrar nada a mais do passageiro. “Você tem uma tarifa de R$ 4,30 desde 2019. Mesmo com todas as crises que enfrentamos – fiscal, Covid –, nunca alteramos um centavo no preço para o passageiro”. Os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também passam por obras e serão entregues neste ano.

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) frisou que o avanço é fruto de um modelo inovador de gestão, em que o Estado e as prefeituras são parceiros. “O governador teve a coragem de ser um parceiro dos municípios, do povo goiano e dos usuários do transporte”, destacou. “Esse sistema tem ficado excelente, diferenciado. É respeito ao cidadão, respeito às pessoas”, acrescentou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB).

Ônibus novos

Na mesma ocasião, o governo entregou 90 ônibus a diesel com a tecnologia padrão Euro VI, menos poluente, além de um veículo articulado elétrico modelo Eletra, que será integrado à frota do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Essas novidades, de acordo com o governador, dão a Goiás destaque nacional na adoção de tecnologias limpas no transporte.

Com investimento de R$ 29 milhões, a nova estrutura da Praça da Bíblia ampliou em 60% a área coberta, recebeu iluminação de LED, padrões de acessibilidade e sistema de monitoramento com câmeras de alta definição e reconhecimento facial.