DIÁRIO OFICIAL

Governo proíbe acampamentos e atividades que causem aglomeração no Araguaia

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou decreto, nesta segunda-feira (10), que limita as atividades na…

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou decreto, nesta segunda-feira (10), que limita as atividades na região do Rio Araguaia, que gerem aglomerações. O texto consta no suplemento do Diário Oficial do Estado.

“Fica proibida a realização de quaisquer atividades que impliquem em aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo na grande região do Rio Araguaia, nela incluídos os trechos do Rio Araguaia e seus afluentes no Estado de Goiás”, inicia a normativa.

Ainda segundo o decreto, estão vedados a realização de acampamentos, bem como a realização de eventos como festas, shows, além de caminhadas ecológicas e passeios ciclísticos, corridas e mais. O texto também prevê a proibição do uso coletivo de beiras de rios, cachoeiras e praias, e a realização de campeonatos de pescaria e outras competições envolvendo esportes náuticos.

“Ficam ressalvadas as atividades de pesca de subsistência realizadas por ribeirinhos e indígenas”, excetua. Entre as punições, ressalta-se, o texto prevê multas de até R$ 500 mil.

A temporada de férias do Rio Araguaia, destaca-se, começa em 1º de julho. No ano passado, contudo, ainda em junho o governo de Goiás cancelou o evento para combater a pandemia do novo coronavírus.

O Vale do Araguaia é composto por sete municípios. São eles: Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia. A região é rica em terras férteis e atrativos turísticos

Confira o texto na íntegra AQUI.