Integração

Governo retoma obras de três Centros de Atendimento Socioeducativos em Goiás

As obras de três Centros de Atendimento Socioeducativos (Case), localizadas no interior de Goiás, serão…

As obras de três Centros de Atendimento Socioeducativos (Case), localizadas no interior de Goiás, serão retomadas. A autorização para a continuidade das construções das unidades de Itaberaí, Itumbiara e Porangatu foi anunciada nesta terça-feira (29), pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 22,5 milhões para a conclusão das obras.

A empresa contratante deverá reiniciar as obras e concluí-las dentro do novo prazo estipulado. A previsão, após término e entrega das unidades, é disponibilizar 168 vagas nos municípios de Itaberaí, Itumbiara e Porangatu.

Na unidade de Itaberaí, as obras do Case deviam ter sido concluídas em outubro de 2015, mas foram paralisadas em junho de 2018, após ultrapassarem o prazo previsto. A nova previsão é de que o centro esteja pronto em junho de 2020. A expectativa é oferecer 58 vagas aos menores infratores.

Já em Itumbiara, a unidade deveria ter sido entregue em fevereiro de 2018, mas ao invés disso as obras foram paralisadas. Com a retomada, a previsão é que esteja concluída em dezembro de 2020 e também oferte 58 vagas

O Case de Porangatu deve estar pronto para receber os jovens em dezembro de 2020. A unidade teve apenas 36% das obras executadas. A expectativa é oferecer 52 vagas. 

Lúcia Vânia e Pedro Sales (Foto: Divulgação)

Lúcia Vânia e Pedro Sales (Foto: Divulgação)

“Referência”

As obras, segundo a SEDS, são para proporcionar aos menores infratores mais dignidade e respeito, para dar oportunidade a esses jovens de serem integrados à sociedade com dedicação. Para isso, será implantada uma rede de assistência aos menores, disponibilizando escola em tempo integral, capacitação, esporte e lazer.

O convênio, realizado em parceria com o governo federal, foi assinado pela secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, e pelo presidente da Goinfra, Pedro Sales. O objetivo é tornar o atendimento socioeducativo goiano uma referência nacional.

*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira