MOBILIZAÇÃO

Gracinha inaugura banco vermelho, símbolo do combate à violência contra mulheres

Banco vermelho foi escolhido como símbolo de uma mobilização nacional pelo fim da violência contra mulheres

A primeira-dama Gracinha Caiado participou, na tarde desta quinta-feira (4), da instalação do primeiro Banco Vermelho do Estado. O banco se parece com outros instalados em diferentes cidades do Brasil, e simboliza a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Ele foi colocado em frente ao Palácio das Esmeraldas, no centro de Goiânia.

“Esse banco é um pedido para que a população reflita. Às vezes, a mulher está em casa e não tem coragem de denunciar. Pedimos a ela que denuncie, e que todo mundo nos ajude nessa missão. Não vale a pena ficar quieta, recebendo ameaças. A denúncia é o primeiro passo para que o Estado consiga ajudá-la a sair dessa situação”, diz Gracinha.

Gracinha inaugura banco vermelho, símbolo do combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)

O Banco Vermelho foi adotado como símbolo do sangue derramado pelas vítimas de feminicídio. Em 2024, tornou-se lei federal (Lei 14.942/2024), que prevê a sua instalação em locais públicos com grande circulação de pessoas. Atualmente, 13 estados possuem bancos gigantes, além de uma estrutura física no Senado Federal. Em Goiás, a iniciativa é do Goiás Social, em parceria com o Instituto Banco Vermelho.

Um dos principais propósitos dessa ação é chamar a atenção para a causa das mulheres com o uso de um objeto chamativo que convida para o registro e compartilhamento da ação, levando a pauta da violência para além de grupos específicos. O equipamento acompanha placa fixa que contém informações sobre tipos de violência, prevenção, programas desenvolvidos pelo governo estadual e canais de denúncia.

Leia também