DENÚNCIA

Hapvida é autuada após deixar paciente esperando atendimento por mais de 17h, em Goiás

Hapvida pode receber multa entre R$ 754 e R$ 11 milhões

A Hapvida Assistência Médica SA foi autuada pelo Procon Goiás na última sexta-feira (12), após denúncias por má prestação de serviço. Os fiscais chegaram ao hospital de emergências do plano de saúde e encontraram dezenas de pacientes que relataram demora no atendimento, falta de medicação, acomodação e internação. Um dos casos mais emblemáticos da situação flagrada foi o de um homem de 41 anos que só recebeu atendimento após 17h de espera.

De acordo com fiscais, o paciente chegou ao local às 18h do dia 11 de abril, mas só conseguiu realizar os exames às 11h50 do dia 12 de abril e, até o momento da autuação, às 16 horas, o homem ainda não tinha recebido os resultados.

Outra paciente, uma idosa de 64 anos, relatou ao Procon Goiás que deu entrada para atendimento no pronto-socorro às 9 horas, mas só foi medicada às 14 horas.

A Hapvida Assistência Médica SA pode receber multa entre R$ 754 e R$ 11 milhões, a depender da extensão do dano, gravidade e faturamento da empresa.

Mesmo após autuação, Procon Goiás recebeu novas denuncias no mesmo dia

Apesar da autuação na tarde de sexta-feira (11), o Procon Goiás continuou recebendo denúncias após a saída dos fiscais do pronto atendimento da Hapvida. De acordo com informações dos agentes, o atendimento não havia normalizado.

Com a falta da prestação de serviço adequada, o Procon precisou retornar ao hospital no período noturno, para uma nova operação. No local foi constatado que o hospital ainda estava recebendo pacientes além de sua capacidade de atendimento. Os funcionários da Hapvida relataram aos fiscais que estavam sobrecarregados por não conseguirem zerar a demanda.

Já na operação da noite, a fiscalização notou que algumas pessoas que estavam no local no período vespertino ainda permaneciam sem atendimento ou tratamento adequado.

Contudo, o Procon Goiás emitiu um documento constatando que o hospital mantinha a reiteração da má prestação de serviço, pois já tinha sido autuado e, mesmo assim, persistia com o serviço inadequado. De acordo com a gerência de fiscalização do Procon Goiás, uma nova operação pode ser realizada na próxima semana.

Resposta da Hapvida

A reportagem do Mais Goiás procurou a Hapvida Assistência Médica SA e aguarda posicionamento. O espaço permanece aberto para respostas.

Denúncias

Para denúncias, os pacientes ou consumidores devem entrar em contato via telefone pelos números 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior) ou pelo site proconweb.ssp.go.gov.br .