Operação Átria

Homem é preso após agredir a ex, ameaçá-la de morte e furtar o carro dela, em Goiânia

Vítima é policial militar e já tinha uma medida protetiva contra o agressor

Na última quinta-feira (16), um homem foi preso pela Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do estado de Goiás (PMGO) em Goiânia, suspeito de agredir sua ex-esposa, ameaçá-la de morte e furtar seu carro.

A vítima, que é policial militar, já tinha uma medida protetiva contra o agressor. A prisão foi realizada pelo 27º Batalhão da PM com o apoio da Patrulha de proteção às mulheres, em cumprimento à Operação Átria.

O homem utilizou uma arma calibre 38 para ameaçar a policial e fugir com o veículo dela. As equipes de patrulha conseguiram localizar o automóvel e prender o suspeito em flagrante, portando a arma com munição.

Ele responderá pelos crimes de ameaça, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo, e pode pegar até 5 anos e seis meses de reclusão, somadas as penas.

Operação Átria

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, está liderando a Operação Átria, cujo objetivo é combater a violência doméstica contra mulheres. A operação conta com a colaboração da Polícia Civil de Goiás, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.

Durante todo o mês de março, estão sendo realizadas ações no estado com o intuito de reduzir o número de feminicídios e casos de violência doméstica.

De acordo com o delegado-geral da PCGO, André Ganga, a operação deve fortalecer ainda mais o trabalho efetivo da instituição no combate a esse tipo de crime.

O nome “Átria” faz referência à principal estrela da constelação do Triângulo Austral, no hemisfério estelar sul, que tem uma coloração alaranjada e simboliza a retirada da mulher de uma situação de vulnerabilidade e sua colocação em uma posição mais importante, devido ao papel crucial que desempenha na estrutura familiar.