RESGATE

Idoso e 20 animais que viviam em casa cheia de lixo são resgatados em Goianápolis

Força-tarefa encontrou casa em condições insalubres. Morador foi internado para tratamento e imóvel passou por limpeza completa

Um idoso de 68 anos foi resgatado em Goianápolis depois que equipes de saúde descobriram que ele vivia em meio a lixo acumulado e dezenas de animais dentro da própria casa. A situação só veio à tona após uma denúncia recebida pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de quarta-feira (10).

Ao chegar ao endereço, uma força-tarefa formada por profissionais da Vigilância Sanitária, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), agentes de saúde, agentes de endemias e Polícia Civil encontrou um cenário crítico: ambientes abarrotados de resíduos, forte odor, sujeira generalizada e cerca de 20 anos, entre cães e gatos, vivendo sem qualquer condição adequada.

Diante da gravidade do caso, o idoso recebeu atendimento imediato e foi avaliado por profissionais do município. A equipe conseguiu localizar um familiar que vive em outra cidade, que acompanhou todo o processo de acolhimento e encaminhamento do parente ao centro de saúde. Após passar por avaliação médica e psiquiátrica, foi constatado que ele tinha transtornos mentais. O idoso aceitou ajuda e foi internado em uma clínica psiquiátrica para tratamento especializado.

idoso x lixo x sujo
Idoso que vivia em meio ao lixo é resgatado e cerca de 20 animais são encaminhados para ONG em Goianápolis (Foto: Arquivo Pessoal/ Agente Daniel Bruno)

Os animais que estavam no local foram recolhidos por uma ONG de proteção animal. A casa passou por um mutirão de limpeza, que exigiu várias viagens de caminhão para remover todo o lixo acumulado.

Leia também:

Segundo a Secretaria de Saúde, esta não foi a primeira vez que equipes foram acionadas para atender o morador, mas, diferente das ocasiões anteriores, desta vez ele aceitou o tratamento. A expectativa é de que o acolhimento médico e o suporte familiar ajudem na recuperação.

Idoso resgatado

Um caso semelhante foi registrado em Anápolis na quarta-feira (10) quando um idoso de 81 anos foi resgatado após ser encontrado vivendo em condições insalubres em uma casa no Bairro Boa Vista. Agentes de endemias, que faziam uma vistoria de rotina no combate à dengue, localizaram o imóvel com grande acúmulo de lixo, água parada, insetos, pragas e a presença de ratos, situação que colocava em risco o morador e toda a vizinhança. Diante da gravidade, a Vigilância Sanitária acionou uma força-tarefa, que realizou a limpeza completa do local e eliminou possíveis criadouros do mosquito da dengue.

O idoso recebeu atendimento do SAMU e foi encaminhado ao Hospital Alfredo Abrahão para avaliação médica e exames. A assistência social tenta identificar familiares que possam oferecer suporte.