Queimadas aumentaram 132%

Incêndio em fazenda de cana mobiliza produtores, voluntários e bombeiros em Jataí

Uma anta coberta de fuligem foi filmada fugindo das chamas. Não se sabe se ela se feriu pois não foi mais vista

Um incêndio em uma fazenda que está arrendada para o cultivo de cana-de-açúcar mobilizou produtores rurais, voluntários e o Corpo de Bombeiros na tarde de terça-feira (2), na região do Parassu, zona rural de Jataí, próximo à GO-180. Animais silvestres foram vistos correndo para tentar escapar das chamas, enquanto tratores cavavam valas para impedir que o fogo se espalhasse pelo mato seco.

O fogo foi denunciado por um caminhoneiro que passava pela GO-180, ele relatou aos militares que viu um carro parado no acostamento quando as chamas iniciaram. No entanto, não se sabe se as chamas começaram por acidente ou de forma intencional.

LEIA MAIS
Bombeiros controlam incêndio que atingiu espaço de festas em Goiânia e atuam no rescaldo
Bombeiros apontam rachaduras e risco estrutural após incêndio em espaço de festas de Goiânia

A fumaça era tão intensa que moradores da cidade de Jataí, a cerca de 30 km do local, sentiram o efeito do incêndio. Muitos motoristas que passavam pela região tiveram que aguardar no acostamento pois havia dificuldade de seguir pela rodovia, pois mal conseguiam enxergar à frente.

imagem da anta fugindo
Anta coberta de fuligem é flagrada tentando escapar de incêndio (Foto: reprodução)

Produtores da região disseram que, mesmo após as chamas serem controladas, pequenos focos de fogo permaneceram por longas horas em brasa nos troncos secos, o que precisou ser monitorado para evitar que o incêndio reiniciasse.

Durante o combate, pessoas que passavam pela região registraram uma anta coberta de fuligem, desorientada pela fumaça, tentado fugir das chamas em busca de abrigo. Não foi possível confirmar se ela sofreu ferimentos, e ela desapareceu após o ocorrido.

Queimadas em Goiás

O Corpo de Bombeiros alerta que os incêndios florestais aumentaram 132% em Goiás entre julho e agosto deste ano. E, como sempre, os maiores prejudicados continuam sendo os animais silvestres, que muitas vezes não conseguem escapar das chamas.

No ano de 2024, Jataí liderou o ranking de focos de incêndio em Goiás, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre os dias 4 e 11 de setembro, o município registrou 7.401 focos de queimadas, o que representa o maior número do estado. Na sequência apareceram Rio Verde, com 5.023 focos, Mineiros, com 2.095, Mimoso de Goiás, com 1.951, e Serranópolis, com 1.411, completando a lista dos cinco municípios mais afetados pelas queimadas em Goiás.

LEIA TAMBÉM
Bombeiros eliminam último foco do incêndio de grandes proporções em Pirenópolis
Fumaça assusta moradores de Goiânia; saiba de onde vem