Justiça determina redução de trabalhadores pela metade em call centers
Medida foi tomada após funcionários da unidade da Oi, em Goiânia, realizarem um manifesto na última quinta-feira (19) pela suspensão dos trabalhos diante dos casos de coronavírus no estado

A Justiça determinou, nesta sexta-feira (20), a imediata redução, pela metade, da quantidade de trabalhadores em call centers de todo o Estado. A medida foi tomada após funcionários da unidade da Oi na BR-153 (BTCC), e da Vivo, na Avenida 136 (Atento), em Goiânia, realizarem um manifesto na última quinta-feira (19) pela suspensão dos trabalhos, diante dos casos de Covid-19 em Goiás.
De acordo com o documento assinado pelo juiz titular da Vara do Trabalho, Luciano Santana Crispim, “nos termos do art. 300 do CPC, a tutela de urgência antecipada será concedida quando forem demonstrados elementos que indiquem a probabilidade do direito, o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, e desde que não exista perigo de irreversibilidade dos efeitos da concessão da medida”.
Segundo os funcionários, a empresa não liberou nenhum funcionário das atividades, incluindo gestantes, idosos e pessoas com doenças pré-existentes. A decisão prevê ainda que seja observada a distância mínima de dois metros entre os pontos de atendimento dos trabalhadores, fornecendo-lhes EPIs adequados ao risco; fornecimento e orientação do uso de álcool gel 70% para os trabalhadores que estiverem exercendo suas atividades normais; e manter as áreas de uso comum e os postos de trabalho higienizados e arejados.
Além disso, fica determinada a orientação aos trabalhadores quanto às medidas de higiene e segurança para a prevenção do coronavírus, propagadas pelo Ministério da Saúde, “inclusive com o afastamento imediato do trabalhador que apresente qualquer dos sintomas da COVID-19”.
o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação e Teleatendimento no Estado de Goiás (Sinttel), Alessandro Torres, comemorou a decisão e fez, ainda, um apelo à comunidade: “Solicitamos encarecidamente que não liguem nas centrais, somente se for necessário, porque as pessoas lá também precisam de cuidados especiais”. O presidente informou também que o sindicato está realizando um trabalho de conscientização e prevenção do risco de adquirir o coronavírus. “Estamos entregando aqui nas portarias dos call centers um frasco pequeno de álcool em gel, para que o trabalhador possa higienizar as mãos frequentemente”, finalizou.
O Mais Goiás está aberto a manifestação da Vivo.
A BTCC se manifestou em nota:
A BTCC Conexão Cliente esclarece que não existe nenhum colaborador da empresa contaminado pelo coronavirus. É objetivo principal da BTCC proteger a saúde de seus colaboradores e assegurar a continuidade dos serviços prestados que são essenciais a população como atendimentos em áreas da Saúde, Segurança, Telecomunicações, Energia e demais órgãos como Governo e instituições públicas.
Para garantir que esses serviços essenciais continuem sendo prestados à população nesse momento de avanço do Covid-19, a BTCC adotou as seguintes medidas: intensificação da higienização dos ambientes comuns e postos de trabalho individuais; uso do home office nas atividades em que é possível do ponto de vista técnico e realização de trabalho remoto ou férias pelos trabalhadores com sessenta anos ou mais, com doenças cardíacas, diabete ou outras doenças graves e gestantes. A empresa esclarece que está atenta e cumprindo todas as recomendações orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e das autoridades de saúde brasileiras.