GUAIA

Justiça Eleitoral goiana apresenta IA de combate a fake news durante evento em PE

Inteligência artificial foi desenvolvida pela Corte em parceria com a UFG

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) apresentou, nesta quinta-feira (21), a ferramenta GuaIA, durante a 3ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia da Justiça Eleitoral (Enastic), realizado em Recife (PE). Voltada ao combate às fake news e deepfakes, a inteligência artificial foi desenvolvida pela Corte em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Conforme o TRE-GO, a plataforma analisa publicações em sites, redes sociais, vídeos e áudios que possam ter sido manipulados com o intuito de gerar informações distorcidas sobre a Justiça Eleitoral e o processo democrático brasileiro. Após analisar o conteúdo e cruzar informações, a GuaIA atribui uma pontuação de 0 a 100 para medir o grau de veracidade das postagens.

A ferramenta foi lançada em agosto de 2024 e está entre os finalistas do Prêmio Inovação 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sobre o Enastic, a programação desta quinta-feira inclui debates sobre inovação tecnológica, inteligência artificial, automação de processos e segurança da informação. Na sexta-feira (22), entre outras coisas, ocorrerão discussões sobre o impacto da inteligência artificial no setor público.

Participam do evento em Recife o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, além do assessor especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral, Luís Gustavo Quinteiro, coordenador de Sistemas Corporativos, Brayton Santana, e do professor do Instituto de Informática da UFG, Eliomar de Lima, chefe da equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema.