ANTÍGENOS E PCR

Laboratórios registram aumento de 60% na procura por testes de Covid-19 em Goiânia

Os 44 laboratórios filiados ao Sindilabs-GO realizaram cerca de 25 mil testes - entre antígenos e PCR - no último mês

Os laboratórios de Goiânia registraram aumento de 60% na procura por testes de Covid-19, nos últimos 40 dias. Segundo o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue de Goiás (Sindilabs), a alta se deve principalmente à exigência de apresentação de exames para o acesso de eventos e espaços públicos. As viagens de final de ano também contribuíram para o aumento.

Ao Mais Goiás, a presidente do sindicato, Christiane do Valle, afirmou que os 44 laboratórios filiados à entidade realizaram cerca de 25 mil testes – entre antígenos e PCR – no último mês.

“Tivemos um aumento exponencial em razão da abertura dos eventos, funcionamento de bares e ambientes coletivos”, disse. Ainda segundo ela, muitas pessoas estão se submetendo ao exame para se sentirem mais seguras para o encontro de amigos e parentes em viagens e festas no final de ano.

Aumento na procura de testes de Covid-19 em Goiânia também foi influenciado pela H3N2

Ainda conforme explica Christiane do Valle, o crescimento na procura de testes de Covid-19 também é atribuído ao aumento de casos de gripe H3N2.

“São sintomas similares à Covid. Então, depois de dois, três dias dos sintomas, as pessoas realizam os testes para tirar a dúvida”, relatou.

De acordo com ela, a procura por exames que diagnosticam a variante H3N2 da influenza também aumentou. “Os testes também são similares aos realizados para diagnosticar o coronavírus. Os médicos têm pedido muito e houve aumento de 30% na procura”.

Mesmo com o aumento expressivo na demanda, a presidente do Sindilabs-GO afirma que os laboratórios estão conseguindo atender todos os pacientes e cumprir os prazos de entrega dos resultados.