ANFITRIÃ

Lideranças nacionais ligadas à ciência, tecnologia e inovação debatem futuro do setor em Goiânia

Evento reúne representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, secretários e dirigentes de agências de fomento

Desta quarta-feira (3) até a próxima sexta-feira (5), Goiânia será o ponto de encontro de lideranças nacionais e internacionais responsáveis pela formulação e financiamento de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O evento ocorre no Hub Goiás, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do Governo de Goiás, e reúne representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de CT&I e dirigentes de agências de fomento nacionais e internacionais.

O encontro tem o objetivo de discutir temas estratégicos para o avanço da ciência e da inovação no Brasil, como a integração federativa, a infraestrutura científica, o impacto da inteligência artificial e da bioeconomia, além de novas estratégias de fomento ao setor.

SAIBA MAIS:

A programação inclui uma série de atividades, como a mostra interativa dos Centros de Excelência apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), instituição anfitriã do evento, e reuniões técnicas para alinhar as agendas de fomento e pesquisa no país.

Vale citar que a realização do encontro coincide com o aniversário de 20 anos da Fapeg. A Fundação apresenta ao país os resultados de sua estratégia, que inclui a criação de redes de pesquisa e o apoio a centros de excelência.

Durante a programação, os participantes poderão conhecer, por meio de experiências visuais e totens digitais, os centros de excelência que integram a rede de fomento da Fapeg. Esses centros são vistos como modelos de estrutura robusta e multidisciplinar, com capacidade para produzir conhecimento aplicado, formar especialistas e gerar inovação para o desenvolvimento regional.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, as reuniões entre presidentes das FAPs, diretores científicos, gestores administrativos e equipes de comunicação buscam o alinhamento de estratégias e o estabelecimento de encaminhamentos em âmbito nacional, com foco em fortalecer a colaboração entre as diferentes esferas de governo e as instituições de pesquisa.