Rede Pública

Matrículas 2026: Prazo para adesão à rede estadual de ensino acaba em 10 dias; veja como fazer

Até 19 de novembro, já havia mais de 300 mil solicitações de vagas registradas no sistema

O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual permanece aberto até o dia 1º de dezembro. Com isso, restam menos de 10 dias para que os interessados formalizem o processo, que é totalmente online. Até o dia 19 de novembro, segundo o Governo de Goiás, já havia mais de 300 mil pedidos de vagas registrados no sistema.

Estão disponíveis as seguintes modalidades de ensino: Fundamental Regular, Fundamental EJA (Educação de Jovens e Adultos), Médio Regular, Médio Profissional (com curso técnico) e Médio GoiásTec (mediado por tecnologia).

SAIBA MAIS:

Ao realizar a solicitação, o estudante ou responsável precisa ter em mãos as seguintes informações: CPF e data de nascimento do estudante; nome completo do estudante, da mãe e do pai; sexo e cor/raça; endereço; além de três opções de escolas estaduais desejadas.

Como fazer a matrícula

1 – Acesse o site do governo
Entre no site oficial do Governo (clique aqui para acessá-lo) e depois clique no botão “Quero solicitar Matrícula”. O sistema abrirá automaticamente o formulário disponível para preenchimento.

2 – Preencha os dados do estudante e do responsável
Informe corretamente os dados pessoais e os contatos, tanto do estudante quanto do responsável. A Secretaria da Educação poderá usar essas informações para corrigir possíveis inconsistências e enviar o comprovante de matrícula.

3 – Selecione os tamanhos do uniforme escolar
Após preencher os dados, o sistema solicitará os tamanhos das peças do uniforme que o estudante receberá. As peças serão produzidas exatamente conforme as informações registradas, sem possibilidade de alteração após o encerramento do período de solicitação. Clique aqui para consultar os tamanhos

4 – Escolha a escola e o curso
Selecione o nível de ensino (Fundamental ou Médio) e informe três opções de escolas, em ordem de prioridade: 1ª opção – Alta prioridade: escola desejada; 2ª opção – Prioridade média: alternativa próxima ou de fácil acesso; 3ª opção – Prioridade baixa: opção reserva. Nesta etapa também devem ser informados: série, turno, mediação (presencial ou remoto), jornada (meio período ou integral) e modalidade de ensino.

5 – Confira o resumo da solicitação
Antes de finalizar, o sistema exibirá um resumo com todos os dados informados. Verifique se tudo está correto e clique em “Finalizar”.

6 – Finalização da solicitação
Após confirmar, aparecerá a mensagem “Solicitação finalizada com sucesso!”. Um comprovante será enviado para o e-mail cadastrado. Caso não apareça na caixa de entrada, verifique as pastas “Spam”, “Lixo eletrônico” ou “Promoções”. Na tela final é possível visualizar o comprovante ou iniciar uma nova solicitação.

Após a conclusão, o estudante maior de idade ou o responsável pelo estudante menor deve retornar ao site entre 15 e 19 de dezembro para verificar em qual escola o aluno foi alocado e comparecer à unidade para efetivar a matrícula.

LEIA TAMBÉM:

Pontos de apoio

Todas as escolas estaduais funcionam como pontos de apoio para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de matrícula. Até 1º de dezembro também é o período válido para estudantes que desejam renovar a matrícula ou solicitar transferência para outra unidade escolar.