Tragédia

Médico oftalmologista morre após acidente na GO-060, entre Iporá e Fazenda Nova

Geraldo Barcelos Filho, de 35 anos, era reconhecido pelo trabalho na área da saúde ocular no interior de Goiás

O medico oftalmologista Geraldo Barcelos Filho, de 35 anos, morreu na manhã de terça-feira (4) em um acidente na GO-060, entre Iporá e Fazenda Nova, na região Oeste de Goiás. Natural de Fazenda Nova e formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o profissional dedicou a carreira ao atendimento no interior do estado, levando saúde ocular a comunidades rurais e a cidades com poucos especialistas.

Informações preliminares relatam que Geraldo dirigia um carro de passeio quando houve uma colisão com um caminhão na rodovia GO-060. Com o impacto, que atingiu principalmente o lado do passageiro, a frente do veículo ficou destruída. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas o médico já estava sem vida quando as equipes chegaram no local.

Leia também:

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Iporá, onde passa por exames cadávericos e será liberado para o sepultamento. A Polícia Técnico-Científica realizou a perícia no local para determinar a dinâmica da colisão e a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente.

Um médico de alma sensível

Em Israelândia, onde mantinha uma clínica, era conhecido não apenas como profissional competente, mas como um amigo de todos, conforme constata relatos de colegas de profissão e ex-pacientes nas redes sociais: “Geraldo era uma pessoa maravilhosa, médico exemplar”; “Amado, querido, humilde e educado. Nunca esqueceu nossa Fazenda Nova. Saiu, estudou e voltou pra casa. Vai na luz, garoto fazendanovense”.

“Quando você nasceu, eu escrevi: ‘Nós não te amamos. Nós vamos te amar.’ Na época, essa frase era uma promessa; hoje, ela é rotina. Amar você tem sido um verbo no presente contínuo: acordar, aprender, cuidar, rir, errar, recomeçar — e amar de novo.”, escreveu o médico em uma postagem em que aparece com o afilhado.

Médico Geraldo e o afilhado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Prefeitura de Israelândia e entidades médicas regionais divulgaram notas de pesar, destacando o comprometimento do médico com a saúde pública e o atendimento humanizado. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos, rogando a Deus que conforte seus corações e conceda paz a todos”, publicou a prefeitura.

“O Cremego se solidariza com a família, os amigos e os médicos goianos neste momento de dor”, divulgou o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás.

Filho do engenheiro agrônomo Geraldo Barcelos e da professora Zoráide, Geraldo Filho deixa uma trajetória marcada por dedicação, generosidade e afeto.