OPERAÇÃO

CV obrigou rivais a escrever cartazes com sangue exaltando facção em Goiás

Faccionados foram alvo de operação da Polícia Civil em Mineiros e Jataí

Alvos de operação da Polícia Civil (PC) nesta quinta-feira, 15, membros do Comando Vermelho (CV) obrigaram rivais do Primeiro Comando da Capital (PCC) a gravar um vídeo exaltando a facção carioca. Na filmagem obtida pelo Mais Goiás, é possível ver os integrantes da organização paulista com as mãos e pernas amarradas, enquanto seguram cartazes escritos aparentemente com sangue. 

LEIA TAMBÉM

Nos cartazes é possível ver as frases “CV. RL. GO. Tropa de Mineiros” e “Tropa do Arrocha”, em alusão a atuação da facção na cidade e em municípios vizinhos. Um dos faccionados capturado pelos rivais chega a falar que está sendo “disciplinado” por “fazer o sinal três” com os dedos, conhecido por simular as iniciais da organização paulista. 

“Liberdade, respeito, luta, justiça e união. Comando Vermelho, aqui PCC morre”, diz o segundo integrante da facção paulista, ao fazer sinal positivo com a cabeça ao criminoso, que filma a ação com um aparelho celular. O vídeo foi difundido pela cidade e passou a circular entre grupos de WhatsApp, de acordo com o delegado Haroldo Padovani Toffoli. 

O vídeo foi um dos gatilhos para a Operação Cerco Total, que cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em Mineiros e Jataí. Três pessoas foram presas em flagrante. A corporação apura crimes de organização criminosa, homicídio, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e extorsão mediante ameaça.

“As investigações ainda buscam colher elementos informativos no sentido de identificar a autoria e veracidade de possíveis crimes de extorsão, onde faccionados estariam ligando para comerciantes de bem, tanto da cidade de Mineiros quanto de Jataí, a fim de obter vantagens indevidas. As investigações permanecem para identificar e responsabilizar os envolvidos”, afirmou o delegado.