Mercado de barbearias em Goiás cresce 9% em 2022, diz Sindibeleza
Número de estabelecimentos comerciais do gênero chegou a cinco mil, de acordo com levantamento

Por Lorena Teixeira, do Mais Goiás
Um levantamento do SindiBeleza mostra que o Estado de Goiás chegou a 5 mil barbearias neste ano. Segundo o Sindicato dos Proprietários de Barbearias, o mercado de beleza para os homens cresceu 9% em 2022 em relação a 2021. A pesquisa relata que o homem tem buscado, além da beleza, um momento de relaxamento.
Durante todos os anos, o sindicato cadastra novas barbearias e percorrem todo o Estado para visitar os estabelecimentos. O presidente do SindiBeleza, Marcelino Vitor Lucena, diz que no último ano, o aumento da quantidade de Microempreendedor Individual (MEI) atuante na profissão foi considerável.
Para Kellyta Araceli, gerente da barbearia Don Barbearia, em Goiânia, a regra é clara: apenas o corte e a barba não colam mais. Segundo Kellyta, os homens estão mais vaidosos, estão gastando mais com os cuidados com a beleza. No entanto, ela destaca que não é somente por isso que a procura pelas barbearias cresceu. “O homem cada vez mais tem procurado um espaço onde ele possa se sentir confortável”.
Em termos de serviço, há diversas especialidades que o mercado oferece para os homens, além de um corte de cabelo mensal e uma aparada na barba. Serviços como barba terapia com ozônio, limpeza de pele, cutilagem, design de sobrancelha, depilação, massagem, podologia e químicas em geral estão conquistando o cenário masculino.
De acordo com a gerente, tudo contribui para que o cliente se fidelize à barbearia. “Nada melhor que um espaço somente dele e para ele. Onde ele pode ser quem ele é, ter uma boa conversa, ter um atendimento excelente, uma qualidade de serviço fora do padrão e ainda relaxar e ficar mais bonito”, explica.
Além da qualidade dos produtos e dos atendimentos, outra condição que atrai os clientes é o espaço que o estabelecimento oferece. A identidade visual das barbearias está se modificando de acordo com a procura do consumidor no mercado. O espaço de convivência é um dos fatores que chamam a atenção da procura pelo autocuidado.
“Eles podem ter aquele happy hour com os amigos e família, desde uma pausa para o cafezinho até uma reunião de trabalho, também podem jogar uma sinuca e outros jogos. Esse espaço inclui a experiência do cliente tanto na cadeira do barbeiro, como com os amigos e família no espaço de convivência”, pontua Kellyta.