Moradores de Aparecida enfrentam problemas com fornecimento de energia
Oscilações na voltagem e a queima de aparelhos domésticos estão entre as principais reclamações

Moradores do Setor Serra Dourada, em Aparecida de Goiânia, denunciaram ao Mais Goiás que têm passado por problemas com a energia elétrica fornecida pela Equatorial Goiás. Oscilações na voltagem e a queima de aparelhos domésticos estão entre as principais reclamações. A concessionária afirma que normalizou a situação na quarta-feira (3), mas populares reforçam que as oscilações continuam.
A comerciante Clenice Cândida, dona de uma pizzaria no bairro, precisou transferir o negócio para dentro de casa e foi informada pela própria concessionária de que precisaria trocar o padrão da energia. No entanto, ela afirma que a voltagem entregue continua inferior ao necessário para o funcionamento do forno. Ela chegou a procurar um técnico especializado, que foi ao local e afirmou que a voltagem era inferior a 220V.
“Minha pizzaria está parada há um ano. A assadeira deu defeito por conta da qualidade da energia, algumas peças queimaram e precisei trocar. Entrei na Justiça contra a Equatorial e até hoje não resolveram. Estou ficando no prejuízo”, denunciou.
Os prejuízos atingiram outros moradores do setor Serra Dourada, como Dayane Ramos, que afirma ter perdido diversos eletrodomésticos devido à instabilidade da rede. “Aqui em casa já queimou chuveiro, sanduicheira, o disjuntor já queimou duas vezes, e mesmo assim a conta vem caríssima”, disse Dayane.
Outra residente, Iranilde Silva, também sofre com as variações de energia. Segundo ela, a oscilação dificulta principalmente no final de semana. “Oscila muito. Aos sábados, fica difícil lavar roupa na máquina, por exemplo”, contou.
Nota da Equatorial
Ao ser questionado pelo Mais Goiás, a companhia informou que “a rede elétrica do local mencionado, em Aparecida de Goiânia, se encontra normalizada. Uma equipe esteve na região nesta quarta-feira (3) e realizou uma inspeção detalhada para avaliar as ações necessárias. No local, técnicos atuaram em um ajuste de carga na rede elétrica que atende a cliente, para garantir ainda mais estabilidade no fornecimento de energia.”
Os moradores confirmaram a ida dos técnicos, porém, Clenice relatou que, na mesma noite, a energia distribuída pelos postes nas ruas, caiu a qualidade, tendo diversas oscilações e quedas. Vale lembrar, que a energia e a iluminação pública nos postes da rua são um direito dos cidadãos, garantido pela Constituição Federal.