INSATISFEITOS

Moradores do Bueno organizam abaixo-assinado contra mudança no trânsito da T-10

Um morador que conversou com o Mais Goiás disse que existem seis colégios grandes na região. Ele acredita que a mudança vai gerar um caos no local

Moradores do setor Bueno organizaram um abaixo-assinado contra a mudança de parte da Avenida T-10 para via de mão única no bairro. Nesta sexta-feira (26), o Mais Goiás noticiou que a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) pretende implantar até o fim de 2025 um sistema binário entre a via e a T-55, na região.

A medida, validada pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil), prevê que a T-10 passe a operar em mão única no sentido do Goiânia Shopping até a Avenida 85. Já a T-55 funcionará no sentido inverso, da 85 até a T-3. No abaixo-assinado, que moradores do setor enviaram ao Mais Goiás, eles afirmam que a alteração vai impactar negativamente a vida de quem vive no local e também dos usuários da região.

“Como residente local, estou profundamente preocupado com as consequências dessa decisão e acredito que precisamos agir para impedir essa mudança que, se implementada, só piorará o tráfego na área”, diz trecho do texto assinado por “Rachel Portas”. Às 17h20 desta sexta-feira, eram 600 assinaturas.

O texto, que pede ao município reconsiderar a proposta e manter o esquema de trânsito, afirma que “a Rua T-55 já não suporta o fluxo de veículos atual, sendo frequentemente palco de engarrafamentos que prejudicam o dia a dia dos cidadãos. Com essa alteração, o trânsito intenso será desviado para essas ruas que já estão saturadas, impactando ainda mais nossa mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores do Setor Bueno”.

Um morador que conversou com o Mais Goiás disse que existem seis colégios grandes na região. Ele acredita que a mudança vai gerar um caos no local. “Muitos pais que têm filhos nos colégios e moradores estão preocupados com o impacto desta grande mudança.”

Prefeitura de Goiânia

O portal procurou a prefeitura para comentar sobre a demanda dos moradores, mas não teve retorno. Anteriormente, contudo, o secretário Municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, disse que a decisão se baseia em simulações e contagens de tráfego realizadas por equipes técnicas e consultorias especializadas. “O binário entre T-10 e T-55, aliado à sincronização semafórica e ajustes nas vias adjacentes, vai melhorar o fluxo e auxiliar o alto volume de circulações escolares na região”, afirmou.

O estudo identificou a T-10 como um dos pontos mais críticos de congestionamento em Goiânia, especialmente no trecho entre o Parque Vaca Brava e a Avenida 85. O projeto prevê revisão de pontos de estacionamento, adequações geométricas e alargamento em gargalos, garantindo até quatro faixas de circulação por sentido

Texto do abaixo-assinado na íntegra:

Recentemente, a prefeitura de Goiânia anunciou um plano para mudar o sentido do trânsito em um trecho extremamente movimentado de nosso bairro, Setor Bueno. A alteração proposta transformará a avenida T-10 ate a Avenida 85 em mão única, (entre a T3 e a avenida 85 ) impactando negativamente a vida dos moradores e usuários da região. Como residente local, estou profundamente preocupado com as consequências dessa decisão e acredito que precisamos agir para impedir essa mudança que, se implementada, só piorará o tráfego na área.

A Rua T-55 já não suporta o fluxo de veículos atual, sendo frequentemente palco de engarrafamentos que prejudicam o dia a dia dos cidadãos. Com essa alteração, o trânsito intenso será desviado para essas ruas que já estão saturadas, impactando ainda mais nossa mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores do Setor Bueno.

Além disso, podemos prever um aumento significativo nos tempos de deslocamento, especialmente nos horários de pico. Os motoristas que utilizam este trajeto diariamente, possivelmente, enfrentarão atrasos maiores, o que irá afetar não apenas o trânsito local, mas também o comércio e o cotidiano das famílias que residem nas proximidades. Muitos de nós dependem dessa rota para o trabalho, escola e outras atividades diárias, e desviar o fluxo de trânsito só vai resultar em mais transtorno para a comunidade.

Portanto, solicitamos que a administração municipal reconsidere essa decisão e mantenha o esquema de trânsito atual que, apesar dos desafios, continua sendo a melhor solução para o nosso bairro. É essencial que a prefeitura abra um canal de diálogo com a comunidade para buscar soluções alternativas que atendam às necessidades de crescimento urbano sem resultar em transtornos adicionais para os moradores.

Contamos com o seu apoio para reverter esta decisão e pedimos que assinem esta petição para que a prefeitura de Goiânia mantenha o trânsito de mão dupla entre a Rua T-10 e a Avenida 85, preservando assim a fluidez e a qualidade de vida em nosso amado Setor Bueno.