Prognóstico

Mudança abrupta do tempo: veja a previsão para o Natal em Goiás

Próximos dias contarão com a presença de um fenômeno conhecido como bloqueio atmosférico na região central do país

Após mais de um mês seguido de instabilidade e pancadas de chuva em diferentes regiões de Goiás, o estado registra, pela primeira vez, ausência de alertas de tempestade nos 246 municípios. O cenário atípico para o mês de dezembro é explicado pela atuação de um bloqueio atmosférico na região Sudeste do país.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o fenômeno dificulta o avanço de frentes frias mais organizadas em direção ao Centro-Oeste, reduzindo a ocorrência de chuvas amplas e persistentes sobre o território goiano. A previsão indica que esse bloqueio estará ativo nesta quarta-feira (24), véspera de Natal.

SAIBA MAIS:

Mesmo assim, o transporte de umidade da região Norte aliado ao forte aquecimento típico do verão ainda pode favorecer a formação chuva irregulares, mas amenas, em algumas regiões do estado.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, o bloqueio atmosférico atua como uma barreira. “É como se fosse um ventilador soprando contra a frente fria que tenta avançar pelo Brasil Central”, explica. Com isso, a chance de chuva diminui. “Não quer dizer que não possa chover, mas, se ocorrer, será de forma mais amena e com volumes bem menores do que os registrados nos últimos dias”, disse em entrevista ao Mais Goiás.

O especialista ressalta, no entanto, que o fenômeno tem prazo de validade. A tendência é que o bloqueio se desfaça ao longo da próxima semana, permitindo o retorno do avanço das frentes frias pelo Sudeste e, consequentemente, o aumento das condições para tempestades em Goiás.

LEIA TAMBÉM:

A expectativa é que os períodos de instabilidade voltem a predominar durante a virada do ano, não apenas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, mas também nos dias que antecedem e sucedem a virada.

Na capital, Goiânia, a previsão para a quarta-feira (24/12) é de sol com variação de nebulosidade. A temperatura máxima pode chegar aos 32 °C, com umidade relativa do ar variando entre 60% e 95%.