CRUELDADE

Mulher é presa suspeita de cometer maus-tratos contra animais em Goiânia

Os animais foram encaminhados para atendimento veterinário e depois serão disponibilizados para adoção

Uma mulher foi presa, suspeita de maus-tratos contra animais, no setor Vila Boa, em Goiânia, na última quinta-feira (11). A Polícia Civil encontrou uma cadela em situação de extrema vulnerabilidade, sozinha em um ambiente sujo, coberta por fezes e urina, sem água potável, com ferimentos nas patas e sinais de doença de pele.

A tutora também mantinha outros dois cães e diversos hamsters em outra residência, em Aparecida de Goiânia. No outro endereço, os agentes encontraram uma cadela pit bull em estado de magreza acentuada e infestada por ectoparasitas, que são parasitas encontrados sobre a pele do animal e também em suas cavidades. No mesmo imóvel, outra cachorra, da raça Yorkshire, estava presa dentro de uma gaiola, sem condições mínimas de higiene e cuidados.

Imagem dos cães com sinais de maus-tratos
Mulher é presa suspeita de cometer maus-tratos contra animais, em Goiânia (Foto: PCGO)

Havia aproximadamente 300 hamsters mantidos em caixas. A maioria dos animais não tinha sequer água disponível. Diante das condições observadas e da confirmação dos maus-tratos, foi dada voz de prisão à tutora, que permanece à disposição do Poder Judiciário.

Os animais foram imediatamente encaminhados para atendimento veterinário emergencial na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (Upavet) e, após recuperação, serão disponibilizados para adoção. 

Casos de abandono ou maus-tratos podem ser denunciados à Polícia Civil pelo Disque 197, ao Grupo de Proteção Animal pelo telefone (62) 3201-2350 ou pelo 190, em situações de emergência. O Art. 32 da Lei 9.605/98 define maus-tratos como crime, com pena de detenção de três meses a um ano e multa. Com a Lei 14.064/2020, quando a vítima é cão ou gato, a punição passou a ser mais severa, com reclusão, multa e proibição da guarda.

LEIA TAMBÉM: