No Dia Mundial da Água, Siron Franco apresenta escultura em Brasília
Trabalho do renomado artista plástico goiano alerta para escassez do líquido no planeta

Foi inaugurada nesta quarta-feira, Brasília, uma nova obra do renomado artista plástico goiano, o premiadíssimo Siron Franco. Ele apresentou a escultura ‘O Santo Graal’, na Praça Zumbi dos Palmares, na capital federal . Trata-se de um trabalho em que ele faz alerta para escassez do líquido no planeta.
A obra deve ficar disponível por 21 dias à visitação pública. Depois, ele não definiu se vai expor no Rio de Janeiro ou São Paulo. “Vai passear por aí…”, diz o artista à esta coluna.
A obra é uma espécie de jaula com uma garrafa de água dentro. O recipiente fica ao centro e bem visível, mas é impossível alcançá-lo. “A intenção é mostrar a inacessibilidade ao que considero o elemento mais importante da vida humana: a água. Você consegue ver, mas não consegue pegar. É angustiante”, explica o artista. Por isso, ele a inaugurou nesta quarta-feira, Dia Mundial da Água.

Siron Franco é conhecido por fazer obras com alertas sobre temas globais, como meio ambiente e os povos originários, por exemplo. Sobre a crise da água, em 2018, ele construiu uma grande cachoeira na cúpula do Museu Nacional da República, em Brasilia. Na época, a instalação alcançou grande repercussão. Mas ele sempre esteve presente nessas discussões com um olhar diferente do grande artista.
Nesta quarta-feira, o trabalho ganhou destaque em sites dos EUA e Japão especializados em artes, além de jornais e veículos da Europa.
Não é à toda que é reconhecido no Brasil e em países importantes do planeta como um dos mais importantes talentos do mundo das artes plásticas.
