No último dia de aula, crianças passeiam em viatura da polícia em Terezópolis
Encontro de crianças do ensino infantil com policiais do CPE de Anápolis aconteceu no daia 15 de dezembro de 2025

Oitenta crianças com idade entre cinco e dez anos, que são alunos da Escola Municipal Divina Maria Felício, em Terezópolis, receberam a visita de policiais do Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Anápolis nesta segunda-feira (15), último dia de aula em 2025.
Além de conversar com policiais e de perguntar como é o trabalho deles, as crianças deram uma volta na viatura e fizeram fotos.

Curso sobre perigo das drogas
A Polícia Militar formou, na última semana, 1,4 mil crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na região de Pirenópolis, reforçando as ações de prevenção ao uso de entorpecentes e à violência nas escolas. A formatura foi marcada por depoimentos emocionados de pais, alunos e professores e a cerimônia encerrou mais um ciclo do programa da PM que, segundo o Tenente-Coronel Castro, tem transformado rotinas dentro e fora da sala de aula.
“Quando a família participa, a mudança é nítida. Muitos pais dizem que os filhos passaram a conversar mais, a refletir sobre escolhas e até a orientar irmãos mais novos”, afirmou o comandante do 37º BPM.
Casos como o de um aluno do 5º ano, citado pela coordenação pedagógica de uma escola municipal, ajudam a ilustrar o impacto do programa. A mãe do menino contou que, após as aulas do Proerd, ele passou a questionar situações de risco no bairro onde mora e deixou de acompanhar colegas mais velhos em locais considerados perigosos.
- NOTÍCIA COMPLETA: PM forma 1,4 mil crianças de Pirenópolis em curso que ensina perigo de se usar drogas
Em outra escola municipal, um professor relatou que uma aluna tímida ganhou confiança para relatar à família episódios de pressão de grupo para usar entorpecentes. A mãe procurou a direção agradecendo pelo contato.
Para Castro, esses exemplos mostram que o Proerd não se limita a uma campanha educativa. “Trabalhamos habilidades de vida, como tomada de decisão e controle emocional. A criança passa a enxergar riscos e proteger a si mesma.”
Na área do 37º BPM, o programa já atendeu 11.790 estudantes de 37 escolas ao longo dos anos. Só em Pirenópolis, desde 2002, foram 8,8 mil alunos formados. Corumbá de Goiás soma 1.480 estudantes, e Abadiânia, 1.510.
Além das turmas regulares, o Proerd também envolve adultos. Mais de 230 pais participaram do Proerd Pais, que reforça a rede de apoio familiar. Segundo o tenente-coronel, esse engajamento tem efeito direto na redução de conflitos e episódios de violência nas escolas.
