ENTORNO

Novo Hospital de Campanha será instalado em Luziânia

Um novo Hospital de Campanha (HCamp) será instalado no entorno de Brasília. Desta vez, a…

Um novo Hospital de Campanha (HCamp) será instalado no entorno de Brasília. Desta vez, a cidade escolhida foi Luziânia e a unidade irá funcionar no Hospital Regional da cidade. A decisão foi publicada em um despacho no Diário Oficial, assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), nesta terça-feira (5)

De acordo com o despacho, uma parceria emergencial será feita com uma Organização Social (OS) para a gestão da unidade. O custo estimado é de R$ 21 milhões. O texto ressalta, ainda, que o novo HCamp será utilizado para atender à demanda da região nordeste do estado.

O Hospital Regional de Luiziânia era gerido pela prefeitura, mas ele foi doado para o governo do Estado no início do mês de abril. A prefeita da cidade, Professora Edna Aparecida (Podemos), afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, que o município não tem condições de manter a unidade.

“Como muitos já vem acompanhando há algum tempo, a prefeitura nesse instante não possui recursos financeiros para poder manter [o hospital]. Após reuniões diversas com o governo do estado, secretários de saúde, vereadores e a comunidade, chegamos ao consenso que deveríamos sim fazer essa doação”, disse a prefeita.

O Mais Goiás tentou contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em busca de informações sobre o prazo previsto para funcionamento do hospital, bem como sobre a quantidade de leitos disponíveis. Entretanto, até o fechamento da matéria, às 18h44, não houve retorno.