Ocupa o Centro promove fechamento da Rua 8 para lazer aos finais de semana
Projeto prevê a realização de manifestações artísticas, culturais e esportivas no local

O trecho da Rua 8, entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4, no Setor Central, em Goiânia, está fechado para a circulação de veículos aos finais de semana. A interdição ocorre a partir das sextas-feiras, das 18h em diante, se estendendo aos sábados, também no início da noite, e aos domingos e feriados, durante todo o dia. A iniciativa é do projeto cultural Ocupa o Centro, que busca retomar o movimento noturno e de lazer na região.
Instituído por meio da Lei 11.293, promulgada pela Câmara Municipal de Goiânia, o movimento prevê a realização de manifestações artísticas, culturais e esportivas no local, para além de beneficiar o funcionamento de bares. O intuito, segundo o dispositivo assinado pela vereadora Aava Santiago (PSDB), é “promover a reocupação sustentável do centro da cidade, bem como garantir a equidade no uso do espaço público de circulação em vias e logradouros públicos”.
A expectativa da Prefeitura de Goiânia é que a rua seja um lugar de lazer, com tranquilidade e segurança. “[A rua era aberta] então, os carro passavam e ficavam buzinando para as pessoas que se divertiam na rua. Isso não acontecerá mais. O espaço vai ficar muito melhor e eu acredito que as pessoas vão se divertir mais. É um novo jeito de viver e aproveitar essa região”, afirmou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Comemoração
O fechamento da rua foi comemorado por quem estava no Centro. A estudante Anna Coutinho é natural de Brasília e frequenta a região há um ano, quando decidiu montar um bar de drinks. Segundo ela, a interdição traz mais segurança para quem gosta de curtir o local.
“Era mais que necessário e fico muito feliz com essa atitude, pois traz mais segurança, não só para a comunidade, mas para os frequentadores do local. Isso ajuda a trazer mais gente e melhora o comércio da região”, afirmou.