Operação Cidade Segura remove mais de 6 toneladas de fios soltos em Goiânia em menos de um mês
População pode informar onde existem cabos caídos ou baixos

Em menos de um mês de realização, a Operação Cidade Segura já removeu mais de 6 toneladas de fios soltos e inservíveis em Goiânia. A ação emergencial teve início em 23 de outubro e integra a primeira etapa do programa que prevê 90 dias de atuação intensiva nos pontos mais críticos da capital. O objetivo é eliminar riscos imediatos causados por cabos caídos, baixos ou acumulados que comprometem a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas.
O trabalho, realizado pela Prefeitura da capital, ocorre em parceria com o Ministério Público de Goiás (MPGO), Equatorial Energia e a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres).
As ações foram iniciadas nas principais avenidas comerciais de Goiânia, como a 24 de Outubro, Avenida 85, Bernardo Sayão, Marechal Rondon e Senador Jaime, que deve ser concluída ainda nesta semana.
De acordo com o plano coordenado pela prefeitura, Goiânia possui cerca de 75 mil linhas fora de funcionamento que ainda não foram removidas dos postes. A meta do projeto Cidade Segura é acelerar o processo de ordenamento dessa infraestrutura aérea, em caráter descentralizado e permanente.
População pode informar onde existem fios caídos ou baixos
Após a retirada, todos os materiais são encaminhados para acondicionamento na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e seguem para destinação ambiental adequada, incluindo o repasse a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o MPGO.
A população também pode contribuir, informando fios baixos ou caídos pelo canal de denúncias da Agência de Regulação do Município: (62) 3416-2653. O atendimento é feito por mensagem com foto e endereço do local.