PRESERVAÇÃO

Operação Mata Atlântica em Pé aplica R$ 530 mil em multas em Goiás

Cinco propriedades rurais em Goiás foram autuadas na 4ª edição da Operação Mata Atlântica em…

Cinco propriedades rurais em Goiás foram autuadas na 4ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé, por constatação do desmate irregular de uma área total de 96,8 hectares. O valor das multas aplicadas pela prática chega a R$ 530 mil.

A operação é realizada pelos Ministérios Públicos de 17 Estados com o intuito de conter desmatamento e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica.

Segundo o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a operação utilizou de imagens de satélite para a verificar as áreas de desmatamento. Os proprietários dos terrenos foram identificados após o cruzando os dados obtidos a partir das imagens com o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Em Goiás, a fiscalização foi realizada entre 21 e 25 de setembro em dez propriedades dos municípios de Itumbiara, Morrinhos, Buriti Alegre, Água Limpa e Corumbaíba.

Segundo o coordenador da Área do Meio Ambiente e Consumidor do MP-GO, Delson Leone Júnior, a parceria do MP-GO com o Ibama “garante a proteção ambiental para as presentes e futuras gerações”.

Mata Atlântica

O bioma da Mata Atlântica, que ocupa uma área de 1.110.182 km², é equivalente a 13,04% do território nacional e um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana.

Cerca de 70% da população brasileira vive em território antes coberto pela mata. Estima-se que apenas 12% da vegetação original esteja preservada, 80% disso mantidos em propriedades particulares.

A Mata Atlântica é um dos biomas com maior diversidade de espécies de fauna e flora e alguns trechos da floresta são declarados Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Salles posta vídeo de mico da Mata Atlântica para falar sobre Amazônia